Marketing
Entenda o que está por trás do novo logo da IBM
Empresa utilizará a nova comunicação em eventos de apoio à comunidade LGBT
Entenda o que está por trás do novo logo da IBM
BuscarEntenda o que está por trás do novo logo da IBM
BuscarEmpresa utilizará a nova comunicação em eventos de apoio à comunidade LGBT
10 de janeiro de 2017 - 8h00
A IBM anunciou uma versão arco-íris do seu logotipo que será usado em programas específicos para espelhar “o compromisso contínuo com os direitos da comunidade LGBT”, segundo anúncio oficial divulgado na última sexta-feira, 6.
Em um artigo publicado no site da IBM, a Chief Diversity Officer, Lindsay-Rae McIntyre, afirma que a empresa possui uma política de salários iguais entre os gêneros desde 1930 e sua política de oportunidades iguais foi uma das primeiras a incluir orientação sexual. Segundo McIntyre, o benefício, que inclui parceiros dos funcionários, também foi estendido em 2016 para 11 países.
YouTube e a importância da diversidade
As cores adotadas são as mesmas oito da bandeira desenhada pelo artista Gilbert Baker, que simboliza em todo o mundo o movimento pelos direitos gays desde o final da década de 70. “A IBM tem orgulho de seu compromisso de longa data em estimular a diversidade, aceitação e inclusão. Nos opomos fortemente contra a discriminação de qualquer tipo e contra qualquer pessoa”, escreveu McIntyre.
Apesar de ter uma cultura de integração e inclusão, os funcionários da empresa lançaram uma petição online no dia 20 de dezembro de 2016 contra a carta aberta feita pela CEO Ginni Rometty ao presidente Donald Trump, logo após sua vitória. Na carta, a executiva pontuava seis tópicos que a IBM estaria disposta a colaborar com o governo do republicano, que teve sua campanha baseada em propostas racistas e discriminatórias com imigrantes. “Eu sei que você está comprometido a ajudar a economia americana a crescer de maneira que for melhor para os seus cidadãos”, escreveu a executiva.
A empresa não foi a primeira a mudar o seu logotipo em apoio aos diretos da comunidade LGBT. Quando a Suprema Corte norte-americana legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todos os estados americanos, inúmeras empresas fizeram uma versão de seus logos utilizando as cores da bandeira. Ao contrário dessas empresas, a IBM promete utilizar o logo em algumas campanhas relacionadas ao tema, não apenas em datas comemorativas e simbólicas.
Entre as empresas que entraram na campanha do #lovewins, hastag que foi amplamente utilizada após a decisão, estão algumas que já possuem uma cultura de diversidade e integração, como a Cola-Cola, Twitter, Tumblr e Youtube.
Compartilhe
Veja também
Track&Field abre primeira loja no continente europeu
Experience store foi aberta em Portugal sob o sistema de franquia e vem procurando cativas os clientes por meio de atividades esportivas
Como dominar as conversas sobre BBB para além das ações no programa
Ao fim de cada edição, os CMOs são questionados se ainda vale a pena patrocinar a atração, considerando KPIs pragmáticos, como ROI, e costumo responder que, no marketing, é fundamental entender que tudo precisa ser visto de forma conjunta