Marketing
Casio lança modelo exclusivo para o Brasil
Empresa também reforça o seu compromisso com a educação
Empresa também reforça o seu compromisso com a educação
Mariana Stocco
19 de janeiro de 2017 - 15h36
Quando criou a primeira calculadora eletrônica, em 1957, no Japão, Tadao Kashio talvez não imaginasse que suas calculadoras seriam um objeto de uso contínuo para engenheiros e estudantes de exatas. Apesar de já ter expandido o negócio para outras áreas de atuação, as calculadoras Casio conquistaram o seu espaço cativo na mesa e no dia a dia dessas pessoas.
Nesta quinta-feira, 19, a empresa está apresentando o novo modelo Classwiz, que traz ferramentas exclusivas para o mercado brasileiro e latino americano. “O Classwiz é a maior revolução dessa categoria que tem uma curva de inovação lenta”, explica Leonardo Capuzzi, coordenador de marketing da divisão de calculadoras e educacional da Casio.
A primeira grande mudança é o idioma. Essa é a primeira calculadora que traz as funções totalmente em português e a divisão dos números é feita com ponto, ao invés da vírgula, como era utilizado anteriormente. A otimização de produtos para mercados locais faz parte da estratégia global da Casio, que busca uma qualificação maior do seu inventário.
Além disso, a campanha do produto afirma que ele é quatro vezes mais rápido, permite a navegação por item, dá a possibilidade de construir uma planilha e possui integração com smartphone por QR code.
Um dos grandes pilares da empresa no Brasil é o apoio a projetos acadêmicos e o desenvolvimento do ensino médio. Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a Casio desenvolveu um projeto para o ensino médio de escolas públicas com objetivo de aumentar o pensamento matemático utilizando calculadoras como uma ferramenta de ensino e aprendizado. Nesse projeto, que foi encerrado em dezembro de 2016, a empresa capacitou mais de 600 professores da rede pública e contribuiu com calculadoras.
“Quando você começa a capacitar o professor, você dá a oportunidade dele usar o produto de uma forma melhor e transmitir isso ao aluno”, explica Leonardo.
Atualmente, o principal canal de comunicação da empresa é o Facebook. “Eu nunca imaginei que teríamos um engajamento do público tão grande,” comenta Leonardo. Por isso, o principal canal para a veiculação e apresentação do novo produto será digital. A empresa também realiza trabalhos em três frentes diferentes. A primeira é a difusão de informação por redes sociais, seguido do trabalho de capacitação dos professores. Como a Casio planeja se renovar com o público mais jovem, eles realizam um trabalho dentro das próprias faculdades com ações de volta às aulas.
Mercado brasileiro
A Casio Brasil é uma subsidiária regional da Casio Computer Co. Ltd., responsável por vendas e atividades de marketing no País. A empresa vem fornecendo produtos para o Brasil através de agentes de vendas desde meados da década de 1970. A partir de outubro de 2011, a Casio Brasil passou a participar diretamente no mercado e realizar de atividades de vendas e marketing sob medida para o País.
Segundo Leonardo, hoje a empresa possui um carinho e uma atenção especial da matriz no Japão, o que gera uma expectativa bem grande por resultados. “A intenção é nos tornarmos a número um das subsidiárias do mundo”, explica Leonardo. Para atingir essa meta, a empresa precisa quadruplicar o tamanho.
“É um crescimento muito grande, então nós teremos que conquistar novos usuários por meio do desenvolvimento do ensino médico e ter um produto de valor agregado”, afirma Leonardo. “O nosso grande objetivo é nos consolidarmos de forma forte, desenvolver a educação local como premissa da marca e se consolidar como uma marca de educação.”
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