Alexa, o app matador

Buscar
Publicidade

Marketing

Alexa, o app matador

O sistema operacional chamou a atenção no Consumer Electronics Show deste ano


25 de janeiro de 2017 - 10h00

Por Shelly Palmer, do Advertising Age

A super estrela da Consumer Electronics Show 2017 não foi um carro, ou um robô, ou mesmo uma TV. Foi a Alexa Voice Service (AVS), o software que permite que você controle devices compatíveis com a sua voz. Vários documento estimam que existiam de 700 a 1.100 produtos compatíveis com a Alexa no show. Eu não posso checar os números, mas o “e funciona com a Alexa” estava presente em muitos produtos. O familiar logo da Amazon/Alexa parecia estar em todos os lugares.

Porque a Alexa é “o” app matador
Enquanto é possível construir uma casa smart onde tudo desde a janela para a televisão e até o ar-condicionado sejam conscientes e funcionem em um equilibrio perfeito, a inteligência artificial controlada, automatizada, em prática, é muito dificil ser alcançada. Os devices realmente não conversam um com o outro – pelo menos não de maneiras significativas. Isso é especialmente verdade se você tentar misturar devices de diferentes empresas. A internet das coisas estava esperando por um app matador, um app como Apple Homekit e o Google Home, mas nenhum desses entregou a promessa de “unificar o mundo da casa smart”. Entra a Alexa… o app matador para a internet das coisas. Se nós aprendemos alguma coisa na CES deste ano, nós aprendemos que qualquer coisa que seja compatível com a Alexa será conectada com a Alexa. Isso realmente muda as coisas!

Criar tecnologia que funcione com outras plataformas não é uma estratégia estável para as outras empresas de internet das coisas. A questão está em seu ecossistema, não em uma peça particular de hardware. Porém, adicionando a funcionalidade AVS para o device ele se torna uma plataforma pseudo-integrada. O controle por voz é o matador, unificando os app das internet das coisas e, no momento, a Alexa é o maior nome em voice control.

O que torna um device compatível com a Alexa?
Os devices inteligentes são controláveis (geralmente por apps). Se existe um app para controlar seu device, é bem possível que seja fácil construir uma “skill” para ele. Skills são apps que permitem a AVS entrar no app da empresa e diretamente controlar o device. Então, você poderia dizer: “Alexa, diga ao Crestron que eu gostaria de ler na cama”, (para o seu Crestron) ou “Alexa, acerte o termostato do andar de baixo para 22º” (para o seu Iris Smart Home System). Desta forma, mesmo que o Crestron e a Iris não tenham nada a ver com o outro, você pode controlar os dois com a sua voz.

Qualquer coisa que pode ser conectada, será conectada
A Amazon também está tornando a AVS disponível para outros produtores, então a Alexa estará, em breve, junto com muitos outros sistemas e devices. Smartphones, carros, aplicações… basicamente tudo com um microfone e caixa de som pode ser ativado pelo AVS.

Espaço para melhor
São os primeiros dias. A Alexa é incrível para controlar coisas independentes que não iriam, em outras circunstancias, conversar entre si. Mas o seu termostato não tem ideia quais outros devices inteligentes estão pela casa, nem a Alexa. O alarme de fumaça, o sensor de CO2, sensor de movimento, a câmera de segurança ou o alarme de vazamento de água estão ativados? A Alexa não tem como saber. Nesse momento, o controle está limitado para instruções de liga e desliga e algumas simples instruções.
Existe uma grande oportunidade para a Amazon adicionar uma camada de inteligencia para AVS ou deixar outras empresas criarem. Quando uma pequena máquina aprender e colocarem em seus ecossistemas compatíveis com a Alexa, nós vamos viver no universo do Star Trej e não dos Jetsons.
E ai…
O Google Home, um competidor do Echo, funciona com uma gama diferente de protocolos e possui diferentes palavras-chave. Alexa está na frente, mas o Google pode alcançá-la bem rapidamente.
Um Echo na sala de estar e um Google Home na cozinha e a bagunça começa. Nós teremos que aprender a conversar diferentes idiomas com a Alexa, Google Home, Siri e Cortana (mesmo que não funciona para Microsoft)? Vai abrir espaço para um tradutor de serviços.

O que vem por ai?
A utilização da AVS e da Alexa só são limitados pela nossa imaginação. É fácil ver o valor do controle por voz em muitas outras situações banais das nossas vidas. Dito isso, existem questões morais, éticas e sociais que precisam ser tratadas. Se você ensina um garoto de cinco anos a falar com a Alexa, você terá que ensiná-lo a usar a frase ao contrário? Alexa é a palavra que acordo o dispositivo. Então, você não pode dizer ‘Obrigada, Alexa’, quando a Alexa está fazendo um trabalho. Você tem que dizer ‘Alexa (para ativar o sistema), obrigada”. É inglês, mas não exatamente como queremos ensinar as nossas crianças a responderem. “Aqui está o seu chocolate”. “Pai, obrigada”. Parece ok no papel mas vá em frente e diga em voz alta: “Leitor, obrigada”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também