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Marcas de cervejas já estão prontas para a folia

Enquanto Skol espalha sua festa por diversas cidades do Brasil, Antarctica e Itaipava fortalecem atuação no Rio


16 de fevereiro de 2017 - 8h44

 

Skol

Roda gigante da Skol, em São Paulo, foi desenvolvida pela Tudo (crédito: divulgação)

Um dos principais palcos para ações de marketing das marcas de cervejas, o carnaval de 2017 será marcado pela ampliação do investimento da Ambev ao redor do País, com força na marca Skol, e incremento das ações da Antarctica no Rio de Janeiro. Quem também está focando a capital fluminense é a Itaipava, que pela primeira vez patrocinará os desfiles das escolas de samba na Sapucaí. Período emblemático para o setor, o carnaval tem ganhado ainda mais espaço com novas praças levando a festa para as ruas, movimento antes restrito, que se fortaleceu a partir de Salvador no final da década de 1990 e, nos últimos anos, no Rio de Janeiro. Com o crescimento da folia nas ruas, o palco de ativação de ações das marcas de cerveja vem crescendo e ganhando força.

Divulgado como seu maior investimento em um carnaval, o plano da Ambev para o período engloba as marcas Antarctica e Skol. Esta última foi a escolhida para estar no maior número de praças no Brasil, marcando presença em 37 cidades. “Há uma descentralização. Hoje, o carnaval está espalhado pelo Brasil inteiro e podemos fomentá-lo em todos os lugares”, explica Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing de Skol. A marca estará presente com patrocínio, apoio e ativações em diversas cidades como São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Salvador, Fortaleza, Florianópolis, Belo Horizonte, Ouro Preto, Recife, Olinda, Manaus, Curitiba, Porto Alegre e Cuiabá.

Indo além do patrocínio tradicional, ela levará ações inusitadas para três cidades. Em Belo Horizonte, um tobogã de 200 metros quadrados será instalado no meio da cidade. Salvador, praça que voltou a ter a Skol como a cerveja oficial do carnaval após três anos de patrocínio da Schin, terá um dia a mais de folia, com o Circuito Invertido. Nele, será realizado um desfile na terça-feira, 21, começando pelo bairro de Ondina e terminando no Farol da Barra, onde um palco receberá shows gratuitos todos os dias da folia.

Em São Paulo, a Skol também é a cerveja oficial do carnaval de rua. Além da parceria com a prefeitura, contribuindo com a infraestrutura e a organização da festa dos quase 500 blocos, a marca patrocinará mais de 60 blocos. Já no Largo do Batata, em parceria com a Tudo, a Skol montará uma roda gigante de 21 metros, com 16 cabines. Ao entrar, o folião encontrará disponível fantasias, adereços e maquiagem. “É uma área super legal que estamos ajudando e incentivando o desenvolvimento. Por ser central, pode contemplar muitas saídas para blocos diversos”, explica Maria Fernanda. Aproximadamente dois milhões de pessoas são esperadas nas ruas da capital paulista ao longo do carnaval. Outra iniciativa que merece atenção é o Maracatu nas Alturas, que a executiva promete ser algo inovador nos céus do Recife, no Marco Zero.

A Antarctica, marca que também integra o portfólio da Ambev, concentrará suas ações no carnaval do Rio de Janeiro, onde será a patrocinadora oficial do carnaval de rua pelo oitavo ano consecutivo. Em 2017, ela amplia em 30% o número de blocos patrocinados, chegando a 386. A cerveja aproveitará os dias de festa para trabalhar seu novo conceito: “Coisa BOA gera Coisa BOA”. A Antarctica também apoia o carnaval em Brasília, onde patrocinará 82 blocos. Em 2016, foram 42.

Também com um forte investimento no Rio de Janeiro, a Itaipava, marca do Grupo Petrópolis, será a patrocinadora do carnaval da Sapucaí pela primeira vez, após ter montado o primeiro camarote da marca do sambódromo carioca em 2016, além de ter patrocinado mais de uma dezena de escolas de samba.  “Nos pareceu interessante, do ponto de vista de exposição da marca e presença na festa, sermos a única cervejaria com camarote exclusivo e a cerveja oficial da Marquês de Sapucaí em 2017”, explica Eliana Cassandre, gerente de propaganda da Itaipava.

A marca investe no carnaval também como forma de celebrar o grande momento de Itaipava, explica a executiva.  “Em 2016, quando o setor sofreu uma queda de 4,8% em volume, Itaipava cresceu 4,4%. O objetivo é seguir com projetos para ampliar a participação da marca no mercado carioca, que tem hoje um dos maiores índices de consumo de cerveja do País”, fala. A profissional acrescenta ainda que o Rio traduz muitos dos conceitos da marca. “A Itaipava é uma marca alegre e jovem, nascida no estado do Rio de Janeiro, e queremos falar com esse público que faz da marca uma das líderes de mercado”, conta. Para as ações no Carnaval no Rio, o investimento da marca soma cerca de R$ 15 milhões, valor 15% superior ao do ano passado.

Apesar do foco no Rio, a Itaipava terá ações e patrocínios por todo País neste carnaval. No total, investirá R$ 32 milhões na folia de momo. Depois da capital fluminense, o destaque é o Nordeste, com o Olinda Beer e o Camarote Parador Itaipava, em Recife. “A Itaipava é também a cerveja oficial do Camarote Galo da Madrugada Spettus, blocos Seu Antônio, Segura a Seringa e Bicaldinhos”, fala, acrescentando ainda que, na Bahia, a Itaipava é patrocinadora do Camarote Club e do Camarote do Harém, dois dos principais de Salvador. “A marca também estará em festas locais em diversos estados”, conclui.

 

Schin

Schin tem latas especiais para a festa na Bahia e em Sergipe (crédito: divulgação)

Adquirida recentemente pela Heineken, a Schin, marca da Brasil Kirin que foi patrocinadora oficial do carnaval de Salvador nos últimos três anos, estará novamente na capital soteropolitana mas de forma mais tímida. Com o conceito “Schin Aê”, desenvolvido pela NewStyle, ela terá diversas ações em Salvador, entre elas, a produção do Camarote Schin Aê, o lançamento de um jingle, o patrocínio de trios, ensaios e camarotes, além de ativações espalhadas pela cidade. A marca também criou uma lata temática para o carnaval de Salvador que estampa os artistas que são embaixadores da marca, Ivete Sangalo e Carlinhos Brown. Produzida em edição limitada, já está disponível nos pontos de vendas dos estados da Bahia e Sergipe. As ações para o período representam cerca de 15% a 20% do valor total investido em marketing pela Schin no ano 2017. Além de Salvador, em Pernambuco a Brasil Kirin patrocinará vários blocos e camarotes nos carnavais do Recife e de Olinda.

A Amstel, marca da Heineken, também terá ações no carnaval. Em São Paulo, ela patrocinará os blocos Casa Comigo, Acadêmicos do Baixo Augusta e Confraria do Pasmado e ainda montará casas de hospitalidade para receber os foliões. Já no Rio de Janeiro, a Amstel patrocinará as festas de carnaval do Rival X Rivalzinho, as escolas Beija Flor e Grande Rio e o Camarote Allegria, este na Sapucaí. Ela também estará presente em Recife  no camarote do Galo da Madrugada, maior e principal bloco da cidade, e, em Florianópolis, na escola de samba Consulado.

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