Como a publicidade pode atrair diferentes gerações

Buscar

Como a publicidade pode atrair diferentes gerações

Buscar
Publicidade

Marketing

Como a publicidade pode atrair diferentes gerações

Com campanha da Sadia como estudo de caso, relatório compilado pelo Grupo Abril procura atrair a atenção para consumidores da geração X


12 de junho de 2017 - 15h37

O que torna uma propaganda tão universal, com apelo a um amplo leque de consumidores para além de estereótipos etários ou comportamentais? Na semana que vem, a Abril fará em São Paulo uma ampla apresentação sobre a Geração X que tenta mostrar, por meio de várias pesquisas, por quê isso acontece e quais são as oportunidades que anunciantes e agências podem estar perdendo no meio do caminho.

Chamado “O X da Questão”, o evento terá debates e palestras que analisarão informações de pesquisas quantitativas, compilação de dados do mercado e um estudo neurocientífico sobre o impacto de determinados comerciais de TV sobre a audiência. “A primeira parte do estudo avaliou a geração X sob o ponto de vista do consumo e o quão próximo está, na comparação com os mais jovens. Uma segunda parte envolveu técnicas como eletroencefalograma e eye tracking”, explica Maurício Panfilo, gerente de pesquisa e inteligência de mercado da Abril Mídia, acrescentando que também realizaram uma avaliação de recall de anúncios impressos.

O estudo conseguiu identificar, por exemplo, que alguns filmes conseguem se endereçar a diversas faixas etárias com sucesso, despertando reações positivas na audiência em diferentes momentos do comercial. É o caso do filme “Esto-gronofe”, assinado por  F/Nazca Saatchi & Saatchi para a BRF. Veiculada em meados do ano passado, a campanha anunciava a nova linha de congelados da Sadia, com direção geral de Fabio Fernandes e produção da Paranoid. Nela uma família conversa sobre o cardápio do almoço (veja no vídeo).

“Quem está puxando a conversa da refeição é o pai, e não a mãe, como tradicionalmente é mostrado”, comenta Walter Longo, presidente do Grupo Abril, que deverá conduzir pessoalmente parte da apresentação “O X da Questão”. “Se olharmos o traço de modernidade, a campanha fala aos millenials sem perder valores como a família, o feminismo, com a mulher sendo servida, apresentando todos os traços da marca, sem se desconectar com diferentes gerações.” Segundo o executivo, os resultados da pesquisa mostraram os trechos específicos que apelam mais ou menos a diferentes grupos de espectadores.

“Em termos de hábitos de consumo de mídia, a geração X é responsável por mais da metade da audiência de sites de vários verticais, como carros, moda, notícias, negócios, gastronomia… Eles têm uma curiosidade epistêmica em saber por quê aquilo é assim, como foi produzido, como funciona”, defende Walter. “Para o X o aspiracional é ter razões para explicar porque o produto é melhor.”

Outros dados que constam no relatório apontam que os X são responsáveis por mais da metade da renda gerada no País, com ganhos em média 56% acima dos millenials, que sete em cada dez compras online são realizadas por pessoas acima dos 35 anos e 2/3 são heavy users de Facebook, a mesma proporção de millennials. Os números têm origem em diferentes pesquisas, como o estudo Webshoppers, informações do Dynamic Big Data, da própria Abril, assim com pesquisa quanti com mais de 2 mil respondentes.

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira