Como o streaming revolucionou a música

Buscar

Como o streaming revolucionou a música

Buscar
Publicidade

Marketing

Como o streaming revolucionou a música

Estudo Multishow Music Moods, feito pela Box 1824, mostra que o aumento do consumo musical provocou mudanças na lógica do mercado


7 de julho de 2017 - 9h22

Nunca houve um ambiente tão propicio para o crescimento do mercado de música. O surgimento do streaming, com sua alta capacidade de distribuir conteúdo, representou mudanças significativas, tanto para plataformas quanto para consumidores e artistas. A constatação é da terceira edição do Multishow Music Moods, estudo realizado pela Box 1824 para o Multishow.

Relatório anual da Pró-Música Brasil constatou que serviços como Spotify, Apple Music e YouTube tiveram receita 52% maior no Brasil em 2016 e já rendem o triplo de mídias físicas como CD e DVD. O Spotify, que lidera esse mercado, já vale US$ 13 bilhões. 

“Em um contexto de tecnologia exponencial e alta conectividade, mais pessoas estão produzindo e disseminando conteúdo. É uma revolução no mundo musical liderada pelos serviços de streaming. Essa descentralização barateia o acesso e permite que novos artistas surjam e interajam com o público de forma mais dinâmica, rápida e sem intermediários”, diz Cristiane Stuart, gerente de marketing do Multishow.

O estudo considera um cenário em que, até 2020, 6 bilhões de pessoas estarão conectadas e 2/3 dessa população produzirão conteúdo. “Teremos conexões, interações e autonomia numa velocidade cada vez maior. Tudo está se transformando e se adaptando a essa nova realidade: a relação dos artistas com os fãs está cada vez mais próxima, o tempo entre o lançamento de uma música e seu sucesso (ou não), a reação da audiência e a própria receptividade do público para novas sonoridades”, diz Cristiane.

O principal impacto do streaming nessa indústria foi o custo. A descentralização barateou o acesso e estimulou a produção. “A música é infinita. Não existe ninguém no mundo que conheça cinquenta por cento da música produzida mundialmente. Com a indústria descentralizada, novos artistas surgem e interagem com o público de forma dinâmica, rápida e sem intermediário”, diz um dos trechos do estudo.

Ainda de acordo com o levantamento, com a expansão dos ambientes de troca, produção e consumo e a desmaterialização da música , houve uma revolução no universo da música que marcou a “era da abundância musical”. O principal impacto dessas mudanças no cotidiano do consumidor é o aumento da receptividade musical com um repertório mais diversificado. Do lado do mercado, a abundância representa fim do controle que colabora com a proatividade dos artistas.

“Nesta edição, um grande diferencial foi entender que o consumo pode também ser categorizado por ‘energy’ ou seja, estado de espírito e energia que se busca por meio da música. O cruzamento da categoria ‘energy’ com os ‘moods’ nos permitiu montar de forma mais precisa toda a programação musical do Multishow, a partir de demandas extremamente contemporâneas e que nos dão ainda mais bagagem para o desenvolvimento de projetos em parceria com as marcas”, diz Cristiane.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira