Como dar ritmo à junção entre clipes e marcas

Buscar

Como dar ritmo à junção entre clipes e marcas

Buscar
Publicidade

Marketing

Como dar ritmo à junção entre clipes e marcas

Fatima Pissarra, da Vevo, fala sobre o crescimento da cocriação entre anunciantes e artistas e os desafios do formato


20 de setembro de 2017 - 9h13

As parcerias entre artistas musicais e marcas vêm aumentando. Os formatos de product placement e branded content em clipes têm sido cada vez mais frequentes. Recentemente, Anitta e Pabllo Vittar desenvolveram várias ações do tipo em parceria com marcas como Cheetos, Samsung, Trident e outras.

 

A cantora Iza no clipe feito em parceria com a L’Oréal

Há também casos como o da cantora Iza que acaba de lançar o clipe Esse Brilho é Meu, música feita em parceria com a Musickeria para a L’Oréal Paris.

De acordo com Fátima Pissarra, general manager da Vevo, aumentou o interesse de marcas em desenvolver projetos em parcerias com artistas. No entanto, essa relação precisa ser bem construída. “Anitta é um exemplo claro do quanto essa proximidade precisa ser verdadeira em ações com marcas”, diz Fatima. Ela destaca os elementos que fazem um projeto de product placement musical bem-sucedido.

Escolha o artista do seu público, não o seu
Desfazer as bolhas de gostos e estilos, segundo Fatima, é extremamente importante para que uma marca não perca o foco. O artista deve ser escolhido com base no público a ser atingido e não no gosto dos profissionais envolvidos no projeto.

Deixe o artista dizer a melhor forma de inserir a marca
Ainda que os projetos de product placement tenham um propósito de exposição da marca, eles estão inseridos em um contexto altamente autoral. E é o artista o principal indicado para definir onde essa marca pode ficar bem colocada.

Não faça um comercial de 30 dentro de um videoclipe
Ainda é muito comum, segundo Fatima, que as marcas queiram replicar os modelos tradicionais de publicidade nos clipes. Algo que destoa totalmente da proposta. “Não podemos fazer merchan tradicional em um clipe”, diz Fatima.

Confie de verdade no artista
Um processo de desapego por parte das marcas em projetos de cocriação é de extrema importância para que eles sejam bem-sucedidos. Confiar na espontaneidade do artista faz com que a ação tenha grande chance de ser natural e autêntica.

Pense na licença poética
Como uma relação reciproca, o artista também precisa estar disposto a ouvir, conversar e pensar na proposta da marca. Os dois lados precisam entender que o conceito de parceria é extremamente necessário nestes projetos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira