NFL enfrenta desafios com público feminino

Buscar

NFL enfrenta desafios com público feminino

Buscar
Publicidade

Marketing

NFL enfrenta desafios com público feminino

Apesar de promover um evento anual para incentivar a liderança de mulheres no esporte, liga não debate próprios problemas sobre o tema


3 de fevereiro de 2018 - 11h22

Por Igor Ribeiro*

Ao contrário de seu irmão inglês mais velho, o rugby, que há muito tempo integra mulheres de forma mais orgânica (tanto no esporte em si como nos negócios agregados), o futebol americano começou tardiamente a dar a atenção apropriada ao assunto. Tanto que de suas três ligas profissionais nos EUA, a mais conhecida e mais coberta pela mídia é a LFL, que nasceu como Lingerie Football League e em 2013 mudou o primeiro “L” para “Legends”. O que não mudou, no entanto, foram os times de mulheres de lingerie e equipamento de futebol americano que se enfrentam numa produção em que o showbiz sexy tem parte igual ou até maior do que valores esportivos em si.

 

Jornalistas da ESPN e NBC debatem com Maria Menounos durante o Women’s Summit, no Super Bowl 52 (Crédito: Igor Ribeiro)

Há mais ligas de futebol feminino no país. A mais avançada, a Women’s Football Alliance, foi criada em 2009 para oferecer perspectiva profissional a atletas universitárias e, hoje, tem mais de 60 times filiados. Mesmo assim, a WFA sofre para atrair público, patrocinadores e atenção da mídia. Como as ligas americanas funcionam como empresas, a concorrência costuma ser acirrada e, mesmo a poderosa National Football Liga (NFL) ainda não observou uma estratégia de negócio para criar uma liga feminina em seus termos. Por outro lado, o torneio vem enfrentando muitos problemas relacionados à forma como lida com mulheres.

Para se posicionar e mostrar que está disposta a mudar, a NFL organiza há três anos o Women’s Summit. Em sua apresentação oficial, o evento é descrito como uma reunião de “líderes atuais e futuras na discussão de como o futebol americano e os esportes de modo geral podem seguir apoiando o avanço das mulheres dentro e fora de campo”. Apesar da iniciativa e do esforço da NFL em estruturar um palco de debate desse tema, principalmente das mulheres que participam de sua produção, parece um desafio ainda distante para a liga. A começar pelo fato de que três homens abriram os trabalhos, cada um com tempo individual de apresentação: Roger Goodell, comissário da NFL; Mark Wilf, presidente dos Vikings, o time local; e Kevin Warren, COO também dos Vikings. Todos citaram como suas avós e mães foram inspiradoras em suas vidas. Num cenário com almofadas rosas, num evento patrocinado por uma marca de desodorantes femininos (Secret, da P&G), e com apresentação de Maria Menounos, celebridade acostumada a aparecer na TV americana de biquíni e autora de guias de dieta, fitness e cozinha para meninas (“Every Girl’s”, dizem no título). Somente uma atleta de fato participou do fórum deste ano, a jogadora de basquete Lindsay Whalen.

Além dela, passaram pelo palco mulheres respeitadas no mundo do esporte, como a apresentadora e narradora da ESPN Beth Mowins e a repórter da NBC Michele Tafoya; empresárias de sucesso, como Johanna Faries, vice-presidente de marketing da NFL, e Kevin Warren, COO dos Vikings; a senadora democrata do Minnesota Amy Klobuchar; e a atriz, produtora e diretora Issa Rae. Todas testemunhas ou donas de histórias inspiradoras para outras mulheres e para fomentar a discussão de igualdade de gêneros em esportes e tantos outros temas.

Só nos Estados Unidos, mulheres representam, afinal, 45% da base de fãs de futebol americano. Apesar disso, só 36% estão representadas nas carreiras profissionais da NFL e apenas 20% em posições de liderança, como Johanna. É importante lembrar que a liga vinha recebendo, há muitos anos, apoio de anunciantes cujos intervalos comerciais eram repletos de mensagens machistas. Esse ímpeto diminuiu e até se inverteu nos últimos três anos, em consonância ao movimento feminista mundo afora.

Por outro lado, tem sido reincidente casos de jogadores acusados de assédio sexual e violência doméstica. Nos “drafts” do ano passado — janela de contratação de talentos das universidades –, a NFL não se importou em indicar diversos atletas com queixas de assédio sexual ou físico por parte de ex-namoradas ou mulheres com as quais se relacionaram. Isso mesmo após grande controvérsia envolvendo profissionais da liga, especialmente em 2015 e 2016.

No palco do histórico teatro Pantages, em Minneapolis, essa conversa não veio à tona e problemas relacionados ficaram em segunda dimensão. Fosse pelos presentes no Women’s Summit, fosse pela mídia especializada e atenta aos deslizes da liga americana, segue a impressão de que a NFL ainda deve à causa muito mais do que um fórum anual na semana do Super Bowl.

*O jornalista viajou à convite da ESPN.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira