Para e-commerce, taxa extra de frete é inversão de valores

Buscar

Para e-commerce, taxa extra de frete é inversão de valores

Buscar
Publicidade

Marketing

Para e-commerce, taxa extra de frete é inversão de valores

Empresas do setor fazem campanhas para rebater a nova cobrança nas entregas de mercadorias


9 de março de 2018 - 14h33

A campanha iniciada pelo Mercado Livre, em 27 de fevereiro

Além de todo impacto direto e óbvio, a violência no Brasil tem causado situações incômodas até para as pessoas em seu papel de consumidoras. As mais recentes: desde o dia 6 de março os Correios aumentaram o frete para encomendas que tenham como destino o Rio de Janeiro e, em São Paulo, um projeto de lei da vereadora Sandra Tadeu (DEM) tramita na Câmara Municipal com objetivo de proibir a instalação de caixas eletrônicos em pontos de comércio como supermercados, terminais de ônibus, postos de combustível etc., além de restringir horários de saques. Logo, destruindo o conceito fundamental desses equipamentos, que é justamente a conveniência.

Alegando que o aumento nas taxas de frete terá impacto excessivo nos serviços, prejudicando pequenos e médios comerciantes e, em último caso, os consumidores, o Mercado Livre deu início, no final de fevereiro, à campanha #FreteAbusivoNão e entrou na Justiça, conseguindo uma liminar contra os Correios. O Grupo Netshoes, dono da Netshoes, Zattini e Shoestock, aderiu na sequência e também move ação na Justiça contra a medida dos Correios, mas ainda aguarda os próximos passos do processo.

Após o início da campanha do Mercado Livre, os Correios emitiram Nota de Esclarecimento na qual rebatem o argumento de que o reajuste será de até 51% no frete dos produtos a todos que compram e vendem pela internet e afirmou que se trata de uma revisão anual prevista em contrato. “A média será de apenas 8% para os objetos postados entre capitais e nos âmbitos local e estadual, que representam a grande maioria das postagens realizadas nos Correios”, afirma a nota, que lembra também que desde março do ano passado outras transportadoras brasileiras já praticam a cobrança extra para o Rio de Janeiro.

Mercado Livre e Netshoes, entretanto, contestam. “Eles estão dizendo a todos que o aumento médio é de 8%, mas quando fazemos todos os cálculos seremos impactados em quase 30%. Não temos como absorver este aumento todo sem impactar o consumidor. Devem repensar isso num ano em que a inflação foi 3%”, afirma Daniel Aguiar, gerente sênior de marketing do Mercado Livre, que classifica a ação dos Correios como um movimento antidemocrático.

Daniel Aguiar, do Mercado Livre: iniciativa dos Correios é anti-democrática (Crédito: Ramede Felix)

Segundo Daniel, a juíza Rosana Ferri, da 2ª Vara da Justiça Federal de São Paulo, concedeu esta semana à empresa a liminar contra o aumento do frete dos Correios pautada pelo impacto no pequeno e médio empreendedor, que não está nos grandes centros, uma vez que se algo impacta em até 51% de aumento um serviço pode até inviabilizar o negócio de muitas das 110 mil famílias que vivem com a renda obtida via Mercado Livre.

Graciela Kumruian, COO da Netshoes, explica que a empresa resolveu aderir ao movimento do Mercado Livre ao receber a tabela dos Correios e começar a avaliar seu impacto. “Tinha reajustes que começaram em 8% e iam a até 51%, a média nunca dará 8%. Começamos a aplicar para sentir seu impacto e se confirmou o que imaginávamos: os aumentos médios ficam entre 25% e 30%, o que foi considerado fora de contexto, da realidade e da inflação”, afirma.

Ela conta que a empresa tentou por diversas vezes entender o reajuste com os Correios, mas a empresa foi inflexível, atribuindo os aumentos à cobertura de custos operacionais (em sua nota, os Correios dizem que a violência chegou a níveis extremos no Rio de Janeiro e o custo para entrega na localidade teve impacto altíssimo pelas medidas tomadas para manter a integridade dos empregados e encomendas; acrescenta, ainda, que a cobrança emergencial de R$3 para os envios que têm como destino a cidade pode ser suspensa a qualquer momento, desde que a violência seja controlada). “Se o reajuste é para cobrir custos operacionais, estão repassando para nós clientes e consumidores uma ineficiência deles. Não consigo entender como custos operacionais subiram tanto, se não tivemos reflexo nos serviços. E se a questão é a violência, com essa medida discriminam o consumidor do Rio de Janeiro, que também não tem culpa da violência que ocorre lá, deveriam recorrer ao governo e à segurança pública”, defende Graciela.

Netshoes aderiu à campanha iniciada pelo Mercado Livre e também entrou com ação na Justiça contra os Correios (Crédito: Reprodução)

Mesmo antes deste episódio, a Netshoes já atuava para diminuir sua dependência dos serviços dos Correios, pela falta de flexibilidade nas negociações. Ainda assim, há regiões e CEPs atendidos somente pela empresa controlada pelo Governo e mais de 15% das remessas da Netshoes ainda estão atreladas aos Correios.

“Não vamos tirar o pé da campanha, até que eles voltem atrás. Não queremos correr o risco de a liminar cair e não termos outra saída. Por isso, vamos manter”, diz Daniel Aguiar. No dia do lançamento, semana passada, a campanha, criada pela Ref+ com o Mercado Livre, foi trend tropic no Twitter Brasil e chegou a ficar em 2o lugar no trend topic global. Ao longo da semana, o marketing envolveu, ainda, anúncio no jornal Destak e trabalho com influenciadores. A Netshoes também tem repercutido a campanha em suas redes sociais e até nas embalagens dos produtos enviados aos consumidores.

Procurada pela reportagem, a Câmara e-Net afirma não poder se posicionar ainda sobre o assunto pois está conversando com cada player do e-commerce sobre o tema. Segundo a eBit, no relatório Webshoppers, 60 milhões de consumidores devem comprar no comércio virtual brasileiro este ano, movimentando R$ 53,5 bilhões.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Marca de moda íntima abre plataforma para que criadoras de conteúdo se inscrevam; são considerados critérios como engajamento e alinhamento com a empresa

  • Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Ação visa promover marketplace da empresa norte-americana e contará com episódios divulgados no canal da produtora