Amor de mãe, amor de marcas

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Amor de mãe, amor de marcas

Data incentiva ações cobranded e criatividade dos anunciantes


11 de maio de 2018 - 17h07

Gift que será distribuído na ação entre Natura e Swarovski (Crédito: Divulgação)

A confederação Nacional do Comércio estima que em 2018 o Dia das Mães movimentará R$ 9,4 bilhões, 4,3% mais que o valor apurado em 2017, associando esse otimismo do mercado à baixa da inflação. Se a previsão se concretizará, saberemos semana que vem, o fato é que não é de hoje que a data até pouco tempo chamada de “segundo Natal” pelo comércio (agora disputa a primazia com a Black Friday) ainda mobiliza muitas marcas para a realização de ações cobranded ou sozinhas, mas tentando dar uma abordagem diferente da usual.
Este ano, por exemplo, a Natura fez uma parceria com a Swarosvki, em que consumidores das duas marcas poderão ganhar descontos em compras realizadas até este domingo, 13. A ação vale para algumas lojas selecionadas (*) nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Os clientes que consumirem R$ 250 nas lojas Natura participantes recebem um voucher para trocar por um gift exclusivo da Swarovski. Já os que consumirem R$ 300 na joalheria têm descontos em produtos da Natura, como a Polpa Hidrante para Mãos de Castanha Ekos de 40g. Além disso, apresentando o voucher, os clientes também podem ganhar 20% de desconto em itens da perfumaria Natura nas compras acima de R$ 120.

A Lindt escolheu a Scarf Me para a parceria (Crédito: Divulgação)

Já a Lindt criou um kit especial para o Lindor Heart (62g), acompanhado por um lenço exclusivo da grife Scarf Me, com estampa inspirada na fruta do cacau e sua flor. O produto está à venda nas 31 lojas da Lindt. “Buscando surpreender nossos consumidores e oferecer um presente inesquecível de Dia das Mães, escolhemos a Scarf Me que, como Lindt, é uma marca premium e referência em sua categoria de produtos. O resultado é um presente elegante e exclusivo para a data”, afirmou em comunicado Natália José, gerente de Marketing da Lindt Brasil.
O Walmart Brasil se uniu ao Uber para dar descontos aos clientes até o Dia das Mães, em 30 lojas do Walmart nos estados de SP, PE, BA, PR, RS e AL. Usando a solução Uber Eventos – que permite oferecer desconto para os clientes – a ação do Walmart é voltada a clientes que estejam a até 5 km das lojas participantes e oferece descontos de até R$ 15 em corridas de ida e volta que eles façam aos super e hipermercados da rede. Para usar o desconto, os clientes devem inserir no aplicativo da Uber o código enviado pelo Walmart via Facebook, SMS e e-mail marketing, válido para a loja indicada ao usuário. A ação foi elaborada pela Isobar, que buscou atrelar a tecnologia digital a estudos de perfis de consumidores, segundo seu comportamento e frequência de compra, e à ferramenta de geolocalização.

Da mesma Cia. Hering, a feminina Dzarm e a infantil PUC também criaram coleção especial para a data (Crédito: Divulgação)

As iniciativas a quatro mãos voltadas ao Dia das Mães, também são feitas, às vezes, entre marcas de um mesmo grupo. Na Cia. Hering, por exemplo, a feminina Dzarm e a infantil PUC também estão juntas e desenvolveram uma coleção cápsula “Tal mãe, tal filha”.  A coleção está disponível nas lojas físicas e online de ambas as marcas e propõe a composição de looks para mães e filhos, com inspirações “me and mini me”, com peças modernas e confortáveis. Mas as marcas também pensaram nas mães de meninos e desenvolveram estampas de camisetas das mães em modelos de t-shirts para os pequenos.
Independentes e diferentes
Outra linha de ações das marcas é formada por aquelas que não utilizam parcerias, mas buscam sair dos padrões normais para a data. Esta semana a Marisa, por exemplo, inaugurou três pop up stores nas estações Paraíso, República e Sé, do metrô de São Paulo. Cada loja tem oito metros quadrados e os espaços funcionarão até o domingo, 13, oferecendo opções de presentes, de acordo com diferentes perfis de mães: relax, modernas, despojadas e brilhantes, entre outras. Até sábado, as lojas funcionam das 8h às 20 h e no domingo, das 10 h às 18 h, para os filhos que deixam tudo para a última hora.

Dia das Mães incentiva a Marisa, pela primeira vez, a usar o recurso das pop up stores (Crédito: Divulgação)

A Samsung decidiu abranger o “mês” das mães incentivando que os associados de seu programa de fidelidade – Samsung Club – utilizassem benefícios com suas mães, sem perder os pontos conquistados ao resgatar uma oferta.  Os clientes cadastrados no nível Prata podem ter descontos no Les Gourmands Clube, clube de assinatura de experiências gastronômicas. E para os do nível Diamante e que têm mães que gostam de vinhos haverá descontos para participar do Magnum Club, em seleção de rótulos das adegas Rothschild, além de um portfolio selecionado para comemorar o Mês das Mães. Clientes de outros níveis também têm descontos em experiências que vão de viagens a a ofertas em spas e mensalidades em academias, entre outras.
Por fim, a PlayArte e as academias Smart Fit, Bio Ritmo e Race Bootcamp optaram por uma ação semelhante. Deixar as mães usufruírem na faixa de seus produtos, caso elas sejam levadas por seus filhos a esses lugares.
No caso da PlayArte Cinemas, para cada filho ou filha pagante, a mãe ganhará o ingresso e uma rosa de chocolate Munik, para qualquer sessão 2D ou 3D, a partir do meio dia (sujeito à lotação da sala).  Na compra do ingresso, devem ser apresentados RGs dos filhos e mães. Já o Grupo Bio Ritmo – Smart Fit, Bio Ritmo e Race Bootcamp – realizam no sábado e no domingo o Acesso Livre, para as mães que quiserem acompanhar seus filhos na malhação.

(*) Lojas Natura e Swarovski participantes da ação cobranded
Morumbi Shopping, Shopping Villa Lobos, Shopping Pátio Paulista, Shopping Anália Franco, Shopping Eldorado, Shopping Cidade São Paulo, Shopping Pátio Higienópolis, Shopping Ibirapuera, Shopping Center Norte, Iguatemi Alphaville, Iguatemi Campinas, Ribeirão Shopping, Barra Shopping, Shopping Rio Sul e Rio Design Barra.

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