Experiência: o elo entre o B2B e o B2C

Buscar

Experiência: o elo entre o B2B e o B2C

Buscar
Publicidade

Marketing

Experiência: o elo entre o B2B e o B2C

Álvaro Garcia, da Quem Disse, Berenice?, e Jorge Toledo, da SAP Hybris, discutem o papel da mídia tradicional no Encontro Nacional de Anunciantes, da ABA


7 de junho de 2018 - 14h53

Há anos, a direção do dinheiro esteve atrelada ao consumismo. Entretanto, hoje, mais importante do que ter, é viver. Além disso, o poder de escolha tornou-se um grande aliado dos clientes. YouTube, Amazon e Netflix não deixam Álvaro Garcia, diretor de marketing da Quem Disse, Berenice? e diretor da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), mentir. O profissional é um dos debatedores do Encontro Nacional de Anunciantes (ENA), realizado pela ABA, no Unibes Cultural, em São Paulo, nesta quinta-feira, 7, ao lado de Jorge Toledo, vice-presidente de business development e COO da empresa de softwares SAP Hybris, e da moderadora Claudia Fernandes, diretora de comunicação e marca da companhia aérea Azul e diretora da ABA.

 

Álvaro Garcia, Jorge Toledo e Claudia Fernandes (crédito: divulgação)

No dia a dia, as pessoas estão reconquistando os lugares públicos como a Avenida Paulista e o Minhocão, ambos em São Paulo. “Tudo isso tem uma relação enorme com o modo como as pessoas estão se relacionamento com as marcas”, disse Álvaro. Para ele, os indivíduos buscam experiências que deixaram de ser complementares e passaram a ser totalidade na comunicação.

Contato com o consumidor por meio de sentidos humanos, propósito de marca, liberdade de relação com produtos e serviço e compartilhamento de vivências podem estimular a criação de grandes marcas. “Nesses novos tempos, o modo como as pessoas estão se comportando com tudo influencia no marketing. Nosso desafio, como donos da marca, é pensar como proporcionar experiências relevantes”, afirmou o diretor de marketing da Quem Disse, Berenice?. Para Jorge Toledo, simplicidade é a chave do negócio.

O vice-presidente de business development e COO da SAP Hybris comentou sobre o The Best Run SAP, evento próprio criado para levar experiências que toquem as emoções de seus clientes. “Os eventos precisam ser direcionados para o público certo e necessitam do tema adequado”. Para ele, o digital é a arma mais poderosa que os profissionais de marketing têm na mão. “Na SAP, quase metade do que gastamos está ligado ao digital”, disse. Parte do budget da empresa de softwares é direcionada a inovação como, por exemplo, a realização de hackatons.

Na opinião de Álvaro, nenhuma das mídias vai morrer. Os papéis e as suas importâncias vão mudar. “Há algumas barreiras para que as marcas participem de mídias alternativas e isso faz parte do entendimento de equilíbrio entre as mídias”, explicou o diretor de marketing da Quem Disse, Berenice?. De acordo com Jorge, uma mídia vai continuar alavancando a outra: “Os mecanismos de integração vão ficar cada vez mais corriqueiros”.

Na escolha das estratégias, o budget influencia. “Menos dinheiro te obriga a ser mais criativo e assertivo”, apontou Álvaro. Um dos pilares da inovação é testar e errar. As métricas são fortemente associadas aos erros. Segundo Jorge, a cada ano, a verba fica mais condensada. “Inovar significa que se pode errar. Errar não é mais um pecado”.

Crédito da foto do topo: RawPixel/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira