Relações interpessoais dominam denúncias nas empresas

Buscar

Relações interpessoais dominam denúncias nas empresas

Buscar
Publicidade

Marketing

Relações interpessoais dominam denúncias nas empresas

Categoria responde a 43,9% das mais de 175 mil reclamações recebidas na última década pelo Canal de Denúncias da ICTS Outsourcing


23 de julho de 2018 - 11h35

Em uma década, o ICTS recebeu mais de 175 mil reclamação por seus canais de denúncia (Crédito: laflor/iStock)

Após dez anos de operação, o Canal de Denúncias da ICTS Outsourcing realizou um perfil das mais de 175 mil reclamações recebidas no ambiente de cerca de 300 organizações que utiliza o serviço. A maioria delas foi em relação ao relacionamento interpessoal, com 43,9%. Nessa categoria estão problemas como assédio moral e sexual. Outro motivo recorrente para denúncias é prática de atitudes ilícitas e mau intencionadas, 33,6%, seguido pelo descumprimento de normas ou políticas internas, com 22,5%.

Em 72,4% dos casos, as denúncias foram anônimas. Um dos fatores que contribui para essa realidade é o perfil do denunciado. Na maioria das vezes, 55,1%, ele é um líder da companhia. Pouco mais da metade das reclamações foram feitas pelo computador, via website do projeto, e a maioria acontece durante o horário comercial.

Na última década, a ICTS viu as mudanças no comportamento das denúncias. Entre 2016 e 2017, por exemplo, elas aumentaram 46%. “Notamos, também, uma evolução importante no ano passado na questão do assédio sexual”, afirma Cassiano Machado, sócio diretor da ICTS. No último trimestre do ano passado, a auditoria viu um aumento de 57% neste tipo de denúncia em comparação aos três semestres anteriores. Machado credita essa mudança ao processo educativo de movimentos como o #MeToo e o processo de escrutínio público do produtor de Hollywood Harvey Weinstein.

O executivo destaca, ainda, o perfil complementar do canal de denúncia. “O desafio depende bastante do nível de maturidade de cada empresa, o canal não pode ser uma iniciativa isolada, ele existe quando a empresa quer expandir o código de conduta ética”, afirma.

Levando em conta todas as reclamações, 69,5% delas foram qualificadas para apuração, sendo que mais da metade delas, 53,4%, são confirmadas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Neymar Jr. terá marca de bebidas em parceria com a Fun Brands

    Neymar Jr. terá marca de bebidas em parceria com a Fun Brands

    Empresa deve lançar no Brasil linha de coquetéis a base de vinho e mocktail sem álcool com a imagem do jogador

  • Brasileirão estreia com boom de patrocínios de bets

    Brasileirão estreia com boom de patrocínios de bets

    Além da Betano, que dá seu nome à competição, campeonato conta com outras cinco casas de apostas em suas propriedades, além das que aparecem nas placas nos estádios