Série: Design, da estética à criação de valor

Buscar

Série: Design, da estética à criação de valor

Buscar
Publicidade

Marketing

Série: Design, da estética à criação de valor

Antes focado em questões funcionais, o design evoluiu para um papel baseado em comportamento, estratégia e questões sociais


30 de julho de 2018 - 10h56

Qual o papel do design em uma sociedade em ciclos de transformação cada vez mais constantes? E, neste contexto, de que maneira o design passa a ser uma disciplina extremamente estratégica para as marcas? Essas e outras perguntas são respondidas na série Design Além da Forma. Os quatro episódios, já disponíveis no YouTube, tratam da transformação do papel do design em cinco segmentos: Embalagens, Automóveis, Roupas e Móveis e Imóveis.

“Não existe mais o design somente pela forma, ele deve estar a serviço da estratégia. O design evoluiu de uma ferramenta que ajudava a criar identificação para criar valor”, afirma Daniella Bianchi, diretora-geral da Interbrand. No episódio Embalagens, por exemplo, Daniella destaca o papel desempenhado pela Starbucks que conseguiu transformar serviço em experiência.

Para Luis Bartolomei, CEO da agência CBA+G, a relação do design com as marcas é intrínseca e cada vez mais forte. “Há algumas décadas, o design estava ligado a questão produtiva de melhores processos e formatos. Aí, as empresas evoluíram para uma fase sobre conceito de marketing e foco no consumidor, e o design também acompanhou essa transformação”, explica. No episódio Automóveis, Bartolomei traça uma perspectiva histórica do papel do design nos tempos do fordismo, por exemplo, e atualmente, diante das intensas transformações na indústria automotiva.

Para Eva Farah, expert da WGSN, assim como a moda, o design evoluiu diretamente vinculado a comportamento e social se fundindo em uma coisa só. No episódio Roupas, Eva destaca como o design vem desempenhando um papel cada vez mais importante nas mudanças vividas pela moda. Por fim, no episódio Móveis e Imóveis, o designer Robin Boateng, da afroguerrilha, comenta a relação do design com as periferias e o espaço urbano. “Quando o design deixa de fazer sentido para as pessoas ou impõem algo, certamente ele será burlado”, afirma Boateng.

Todos os episódios da série já estão disponíveis:

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Liga Esportiva Nescau terá investimento ampliado nos próximos dois anos

    Liga Esportiva Nescau terá investimento ampliado nos próximos dois anos

    A previsão é destinar R$ 30 milhões no período e ampliar o número de municípios que recebem o evento

  • Lei Taylor Swift: projeto prevê punições para a prática de cambismo

    Lei Taylor Swift: projeto prevê punições para a prática de cambismo

    Projeto de lei aponta novas penalidades para cambistas envolvidos na venda de ingressos eventos como shows e eventos esportivos, bem como inclui novos tipos de crimes