“A economia digital exige compreensão da humanidade”

Buscar

“A economia digital exige compreensão da humanidade”

Buscar
Publicidade

Marketing

“A economia digital exige compreensão da humanidade”

Abel Reis, CEO do DAN, analisa resultados da CMO Survey 2018


1 de agosto de 2018 - 14h06

A economia digital refere-se às diferentes modalidades de criação de valor financeiro, baseadas em tecnologias e aplicações voltadas a esse meio. Segundo Abel Reis, CEO do conglomerado de comunicação Dentsu Aegis Network (DAN), o marketing vem moldando-se a essa nova era “desde os banners, nos primórdios da internet, até a possibilidade de usar dados de forma precisa e regulada, de hoje”. Para o profissional, a grande oportunidade de desenvolvimento estratégico de ações, responsáveis por aproximar marcas de consumidores, está nas mãos de ideias criativas e que engajam o público, por meio de um diálogo contínuo.

 

“Nos próximos dois a três anos, os CMOs compreendem a capacidade de usar dados para alcançar pessoas reais, em vez de proxies ou segmentos de clientes, como a oportunidade única da economia digital”, diz Abel Reis, CEO do Dentsu Aegis Network (crédito: Lukas/Pexels)

Com o objetivo de auxiliar anunciantes e negócios a vencerem em seus mercados, o Dentsu Aegis Network lança a pesquisa “CMO Survey 2018”. O estudo global foi realizado com mil pessoas, entre chief marketing officers (CMOs) e outros profissionais atuantes na área de marketing em nível sênior, em dez países. A pesquisa busca mapear visões e tendências de decisão desses profissionais, em dois a três anos, e definir setores que as marcas precisam estar atentas para serem bem-sucedidas no contexto da economia digital.

De acordo com o estudo, espera-se que os gastos com marketing aumentem na maioria dos mercados. É provável que os CMOs de tecnologia ampliem seus orçamentos. Porém, em contra partida, as áreas de automóveis e de alimentos e bebidas devem sofrer cortes. “O investimento maior em mídia acompanha o aquecimento das economias”, explica Abel. Para o CEO, em indústrias que lidam com consumidores de postura mais cética, como as das áreas de automóvel e de alimentos e bebidas, o orçamento dedicado ao marketing pode migrar, por exemplo, para o desenvolvimento de um conteúdo criativo e focado em experiência.

O DAN constata que os investimentos de curto prazo estão aumentando. A garantia do sucesso de orçamentos dedicados a ações de longo prazo é o maior desafio enfrentado pelos CMOs na implementação de uma estratégia. No entanto, mais do que isso, o estudo sugere que os profissionais de marketing estão enfrentando obstáculos significativos na medida que tentam equilibrar a oportunidade de criar novas capacidades e de aprimorar seu serviço com os riscos e desafios impostos pelos dados e pela economia digital.

Abel explica que os dados facilitam o trabalho das empresas, uma vez que auxiliam a identificar novas formas de atuação. “Nos próximos dois a três anos, os CMOs compreendem a capacidade de usar dados para alcançar pessoas reais, em vez de proxies ou segmentos de clientes, como a oportunidade única da economia digital”. Ao mesmo tempo, a violação de dados ou o uso indevido deles são os maiores riscos, segundo um terço dos CMOs que responderam o estudo. Ao todo, 60% dos chief marketing officers acreditam que o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Européia (GDPR) dificultará a construção de um relacionamento direto com os consumidores, por conta do pouco conhecimento e familiaridade com essa norma.

Historicamente, as verbas de marketing estiveram separadas entre branding e varejo. De acordo com o CEO do Dentsu Aegis Network, na economia digital, é fundamental que as marcas criem histórias e promovam experiências inspiradoras. “Mais do que realidade aumentada, virtual ou mista, a economia digital exige compreensão da humanidade”, fala. A inovação é crucial no universo desse setor. “A tecnologia fez o consumidor mudar. Ele passou a interagir com as marcas, cobrar responsabilidades e posicionamentos. Foi de uma posição de receptor para interlocutor, cético e ciente de seu poder”. Segundo Abel, o papel do CMO como guardião e condutor das estratégias de marcas permanece o mesmo. Esse profissional acumulou atribuições e teve que ampliar seu conhecimento e arsenal de ferramentas para conhecer e conectar-se ao cliente atual.

Confira alguns dados do estudo “CMO Survey 2018”:

 

*Crédito da foto no topo: Markus Spiske/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Apresentação do cantor marcaria a abertura do espaço de eventos do Mercado Pago Hall; Mercado Livre adquiriu naming rights do local em janeiro

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil