CMO da HP é o novo diretor de marketing do Facebook

Buscar

CMO da HP é o novo diretor de marketing do Facebook

Buscar
Publicidade

Marketing

CMO da HP é o novo diretor de marketing do Facebook

Empresa estava à procura de um líder de marketing desde que Gary Briggs comunicou sua renúncia em janeiro deste ano; profissional planeja assumir o cargo em 4 de setembro


24 de agosto de 2018 - 15h36

By 

Antonio Lucio, Chief Marketing Officer (CMO) da HP, está deixando a companhia de tecnologia da informação para tornar-se o próximo diretor de marketing do Facebook. A transição coloca o profissional na linha de frente do esforço de reparação de imagem da rede social. A HP afirmou que Vikrant Batra, atual diretor global de marketing da empresa, substituirá Lucio como CMO.

 

Antonio Lucio ingressou na HP em 2015, após oito anos na Visa (crédito: reprodução)

O Chief Product Officer (CPO) do Facebook, Chris Cox, anunciou a novidade nessa quinta-feira, 23. Em comunicado, o executivo disse que Lucio tem “uma reputação extraordinária na indústria como líder e é um ser humano sábio, gracioso e profundamente íntegro. Ele tem sido franco sobre a necessidade de construir marcas globais autênticas com integridade e princípio, e também tem sido importante no momento de formar equipes diversas em todos os níveis de organização. De todas as nossas interações com ele, Lucio tem se mostrada uma força da natureza. Somos sortudos em tê-lo”, disse.

Cox ainda acrescentou que “a história do Facebook está passando por um processo de inflexão. “Nós nunca enfrentamos desafios maiores e tivemos mais oportunidade de realizar um impacto positivo no mundo – em nossas famílias, amizades, comunidade e democracia – ao melhorar nossos produtos em sua essência e contar que somos verdadeirao”.

O Facebook está à procura de um líder de marketing desde que Gary Briggs comunicou sua renúncia em janeiro deste ano. Porém, nos últimos meses, o trabalho ficou mais desafiador. O Facebook vem afastando-se da publicidade negativa, gerada por conta de problemas com a privacidade de dados que surgiram em meio ao caso da Cambridge Analytica. A empresa também foi envolvida em controvérsias políticas, que a colocaram na mira de políticos e reguladores que investigam a interferência russa nas eleições dos Estados Unidos.

Lucio ingressou na HP em 2015, após oito anos na Visa, onde atuou como CMO global para posicionar a companhia e trabalhar na identidade de marca. Anteriormente, ocupou cargos de marketing em empresas de bens de consumo como PepsiCo, Kraft General Foods, RJR Foods International e Procter & Gamble.

Nativo da Espanha e criado em Porto Rico, o novo executivo do Facebook é conhecido como um feroz defensor da diversidade. Na HP, ele incentivou agências a incluir mais mulheres e negros em posições de liderança sênior. No início deste ano, o profissional disse ao Ad Age que a representação de mulheres líderes trabalhando na conta da HP passou de zero para 52%, mas admitiu que a empresa não progrediu tanto no quesito de pessoas negras. As agências da HP incluem BBDO Worldwide, Fred & Farid, PHD e Edelman.

Sob sua liderança, a HP apelou para a publicidade emocional, por meio do slogan “Continue reinventando”. Por exemplo, um anúncio do Dia dos Pais da marca mostra um homem apresentando seu bebê ao seu avô falecido. Além disso, campanha de 2017 aborda tensões políticas.

Em uma conferência da Association of National Advertisers, realizada no ano passado, Lucio delineou sua opinião sobre como os profissionais de marketing devem se comportar no ambiente atual, dizendo que “nesta era de divisão política, partidarismo e incompreensão, as marcas têm um papel muito importante a desempenhar”. Ele acrescentou que “os políticos correm a cada quatro anos. Eles podem prosperar na divisão e ganhos de curto prazo. Como marcas, não podemos permitir isso. Nossos clientes votam com sua confiança e sua carteira todos os dias”.

Lucio planeja deixar a HP em 31 deste agosto e deve começar no Facebook em 4 de setembro. O CEO da HP, Dion Weisler, afirmou que “somos gratos a Antonio por seu serviço à HP”, acrescentando que “com uma marca que nunca foi tão forte”.

(*) Tradução: Victória Navarro

*Crédito da foto no topo: Tracy Le Blanc/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira