Com mais capital, Yellow quer espalhar bikes pela América Latina

Buscar

Com mais capital, Yellow quer espalhar bikes pela América Latina

Buscar
Publicidade

Marketing

Com mais capital, Yellow quer espalhar bikes pela América Latina

Com recente aporte de US$ 63 milhões, app pretende ampliar atuação dentro e fora do Brasil


14 de setembro de 2018 - 14h57

Luiz Felipe Marques, diretor de comunicação e marketing do aplicativo (Crédito: divulgação)

A Yellow anunciou na quinta-feira, 13, a captura de US$ 63 milhões em uma nova rodada de investimentos. A empresa de aluguel de bicicletas e patinetes deve usar a verba para consolidar sua operação em São Paulo, e ainda pretende expandir as amarelas para outras capitais do Brasil e dos demais países da América Latina. O investimento foi liderado pela GVV Capital. Para o marketing do aplicativo, que realiza todo o trabalho de comunicação de forma interna – sem o auxílio de uma agência – a expansão traz a necessidade de desbravar novos mercados.

Para a capital paulista, o planejamento de comunicação não deve ter grandes mudanças e seguirá focado em awerness, “Quanto mais bike na rua, mais gente é impactada”, explica Luiz Felipe Marques, diretor de comunicação e marketing do aplicativo. “Todo esforço de conteúdo e influenciadores que será ampliado vai de encontro a isso”. O executivo explica que a empresa deve aproveitar o modelo de comunicação aplicado em São Paulo – baseado em redes sociais – além, é claro, das bicicletas na rua. Entretanto, Marques explica que são necessárias adaptações locais tanto na comunicação quanto na operação das magrelas.

Nas redes sociais, o conteúdo apresentado ao usuário é baseado em dois pilares: educação e hábitos. Com tom didático e descontraído, a empresa dá dicas para incentivar o uso das bicicletas com publicações. Na outra vertente, o aplicativo apresenta como parar em locais que não atrapalhem o passeio público.

https://www.instagram.com/p/BmRBot0lLSY/?taken-by=yellow.us

O embate por vagas de estacionamento não é novidade em grandes capitais. Com mais um modal de transporte disputando o espaço público, esse conflito pode se intensificar se não for bem azeitado com autoridades estatais. Tendo isso em vista, a Yellow vem buscando realizar contratos com a prefeitura de São Paulo para aprovação de locais exclusivos para estacionamento de bicicletas emprestadas.

Como o modal de transporte não é novidade na capital paulistana, já existem consensos entre o poder público e a iniciativa privada. Entretanto, com a outra opção disponibilizada pela empresa, as patinetes elétricas, a conversa ainda é incipiente. “Como ainda não temos uma regulamentação específicas para patinetes, temos trabalhados com lugares particulares. Isso ainda é um piloto”, explica Luiz.

Internacionalização

O formato de negócio da Yellow no Brasil está consolidado em mercados maduros – como a União Europeia, Estados Unidos e China. Entretanto, na América Latina ela ainda é um espaço para ser conquistado.

Os primeiros países do continente em que a Yellow deve iniciar a operação são Colômbia, Chile Argentina a México.

“Na América Latina esse mercado ainda está muito novo. Quando colocamos soluções de mobilidade e inteligência, a gente se coloca com um grande potencial para ser o grande líder do setor na América Latina”, afirma Luiz. Esse “é o passo mais natural que a gente pode ter”, conclui.

Publicidade

Compartilhe

Veja também