Alan Jope é o novo CEO global da Unilever

Buscar

Alan Jope é o novo CEO global da Unilever

Buscar
Publicidade

Marketing

Alan Jope é o novo CEO global da Unilever

Executivo assume após a decisão de Paul Polman de se aposentar


29 de novembro de 2018 - 11h13

Após uma década como CEO, Polman deixa o cargo em 2019 (Crédito: Divulgação)

A Unilever anunciou, nesta quinta-feira 29, que seu CEO global Paul Polman decidiu se aposentar. Alan Jope, atualmente presidente da divisão de Beleza & Cuidados Pessoais, foi apontado como sucessor de Paul a partir de 1º de janeiro de 2019, com Polman apoiando a transição ao longo do primeiro semestre do próximo ano.

O executivo atuou como CEO da Unilever nos últimos 10 anos e trabalhou na indústria de bens de consumo por quase quatro décadas. Segundo comunicado da companhia, durante seu mandato, a companhia entregou resultados consistentes de crescimento nos mercados em que atua. “Seu foco em liderar de forma bem sucedida um novo modelo de crescimento sustentável tem atendido as necessidades de muitos dos seus stakeholders e criou excelentes retornos, entregando um Retorno Total aos Acionistas de 290% ao longo desse período”, afirma o comunicado.

Já Alan Jope, de 54 anos e que chegou à companhia em 1985 como trainee, lidera Beleza & Cuidados Pessoais, a maior divisão da Unilever, desde 2014 é um dos Executivos Líderes da companhia desde 2011. Seu currículo inclui a liderança dos negócios tanto em mercados desenvolvidos quanto nos emergentes, tendo comandado a região Norte da Ásia por quatro anos, presidido Rússia, África & Oriente Médio e passado mais de uma década gerindo as áreas de Alimentos, Cuidados para Casa e Cuidados Pessoais na Unilever EUA.

Substituto de Alan Jope na divisão de Beleza & Cuidados Pessoais ainda será anunciado (Crédito: Divulgação)

Marijn Dekkers, chairman da Unilever comentou as mudanças: “Paul é um líder de negócios excelente que transformou a Unilever, tornando-a uma das empresas com melhor desempenho em seu setor e um dos negócios mais admirados do mundo. Seu papel em ajudar a definir uma nova era de capitalismo responsável, materializado no Sustainable Living Plan, o torna uma dos líderes mais visionários de sua geração”. Dekkers afirma, ainda, que a visão de Paul, focada em desempenho, combinada a seu comprometimento de servir aos interesses de longo prazo da companhia fortaleceram a Unilever. “Ele deixa uma companhia mais ágil e resiliente, bem posicionada para vencer na dinâmica em rápida transformação dessa indústria”, afirmou, agradecendo, em seguida, pessoalmente e em nome do Board a contribuição do executivo.

Polman, por sua vez, parabenizou Alan pela indicação e afirmou que o fato de terem trabalhado juntos por muitos anos o faz ter certeza de que sob essa nova liderança a Unilever prosperará no futuro. “Sua indicação demonstra a força dos planos de sucessão da Unilever e de seu pipeline de talentos”, pontuou.

O novo CEO da companhia definiu seu novo desafio como um enorme privilégio de liderar uma companhia global, cheia de talentos e de marcas brilhantes. “Nos 30 anos em que tenho trabalhado na Unilever, vi as diferentes formas como nossas marcas melhoraram a vida das pessoas, impactando positivamente mais de dois bilhões de cidadãos a cada ano. Nossa presença global inclui posições fortes em muitos mercados importantes para o futuro e nosso foco será mantido em servir nossos consumidores e outros muitos stakeholders, para entregar crescimento de longo prazo e geração de valor. Também gostaria de estender minha gratidão a Paul, por sua liderança notável da Unilever e estou ansioso para trabalhar de perto com ele durante a transição”, afirmou Alan Jope.

A Unilever afirmou que um substituto (a) para Jope na presidência da divisão de Beleza & Cuidados Pessoais será anunciado (a) brevemente.

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas

  • Liga Esportiva Nescau terá investimento ampliado nos próximos dois anos

    Liga Esportiva Nescau terá investimento ampliado nos próximos dois anos

    A previsão é destinar R$ 30 milhões no período e ampliar o número de municípios que recebem o evento