Coca-Cola Company redesenha marca institucional

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Coca-Cola Company redesenha marca institucional

Companhia deixa de exibir o logo de sua principal bebida em outros produtos e cria uma nova identidade visual focada em diversificação

Luiz Gustavo Pacete
10 de dezembro de 2018 - 6h00

Há mais de 120 anos, a Coca-Cola, o refrigerante, se confunde com a Coca-Cola, a companhia. Por mais que seja centenária, a empresa iniciou transformações em seu portfólio na década de 1980 quando lançou a Diet Coke e, desde então, uma centena de outros produtos que vão de sucos, passando por chás, cafés e água. Somente no Brasil, são mais de 200. Apesar da diversidade de opções, a empresa sempre vinculou seus outros produtos ao logo da marca Coca-Cola. No entanto, isso muda a partir do mês de dezembro.

A identidade visual da The Coca-Cola Company ganha um redesenho global e passa a ser desassociada da marca de refrigerantes. Sai o logotipo e entra uma mandala com produtos variados do portfólio. A nova identidade foi desenvolvida por um grupo de designers da Coca-Cola Company, em Atlanta. A marca foi inspirada nos ponteiros de um relógio em referência a uma medida de tempo universal e retrata o conceito de que “a qualquer momento ao longo do dia pode se transformar em um momento Coca-Cola”.

A versão da nova identidade no Brasil (Crédito: Divulgação)

Apesar de o redesenho ser global, a comunicação da mudança será local e de autonomia das operações regionais de Coca-Cola. No caso do Brasil, a mudança será anunciada por um filme assinado pela WMcCann e é um remake de uma versão feita em 2001 pelo criativo Martin Mercado da Mccann Worldgroup, adaptada para o portfólio da Coca-Cola Brasil. A campanha fica no ar de dezembro a fevereiro com ações digitais no Facebook e Instagram da empresa e contará também com parcerias de UOl e Oarth. A última campanha de portfólio da Coca-Cola no Brasil foi em 2016.

Com o slogan “A Coca-Cola Brasil é Para Todos”, a nova campanha corporativa reforça o compromisso da companhia de “se tornar uma empresa de bebidas cada vez mais completa”. O filme relaciona situações cotidianas aos diversos produtos da empresa. Além das mudanças no visual da marca de portfólio, a empresa mantém no Brasil um processo de inovação, já noticiado por Meio & Mensagem, que conta com metodologias ágeis para o lançamento de novos produtos. Deste projeto já saíram marcas como a bebida gaseificada Yas, a Água de Coco Del Valle e a Sprite Lemon Fresh.

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