Autoatendimento digital chega às concessionárias

Buscar

Autoatendimento digital chega às concessionárias

Buscar
Publicidade

Marketing

Autoatendimento digital chega às concessionárias

Volkswagen e Fiat inauguram unidades que ampliam experiência de compra com terminais de personalização do veículo e simulação em realidade virtual


12 de dezembro de 2018 - 6h00

Até pouco tempo, o roteiro para consumidores que desejassem comprar um carro era muito bem definido:  depois de pesquisar na internet, então recorreria às concessionárias para se aprofundar nos detalhes, fazer um test-drive e tirar dúvidas sobre a negociação. Mas, na era da conveniência e da experiência, fabricantes têm investido em autoatendimento em seus pontos de venda.

Este mês, a Volkswagen começa a implementar um formato de concessionária digital em dez pontos de venda pelo Brasil. Neste modelo, o consumidor chega à loja e pode saber mais detalhes dos carros através de tablets, painéis touch e imersões em realidade virtual. O Brasil é o primeiro país sul-americano a receber o modelo, que deve chegar a cem pontos de venda no País até 2019.

 

Concessionária digital da Volkswagen, com experiência de VR. Foto: Divulgação

Já a Fiat Chrysler inaugurou no final de novembro sua primeira concessionária totalmente digital no País. Localizada na avenida Pacaembu, em São Paulo, a loja é também equipada com totens interativos e simuladores de VR. Nessa unidade, há ainda sensores para traçar uma espécie de “mapa de calor” do consumidor em tempo real, por meio do qual o concessionário pode monitorar os pontos da loja que mais atraem a atenção do visitantes e quais modelos têm a sua preferência.

A ideia das concessionárias digitais é dar ao cliente mais autonomia para comparar modelos, versões do veículo e opções de financiamento.  “O consumidor latino americano, e especialmente o brasileiro, é bastante conectado e nossas pesquisas mostram que ele tem chegado às concessionárias cada vez mais informado, por meios digitais. A ideia é que a jornada digital nas concessionárias apoie uma melhor decisão de compra”, afirma Fábio Rabelo, gerente-executivo de digitalização e novos modelos de negócios da Volkswagen. A partir de março, a fabricante promete levar o projeto a sete outros países da América Latina.

No novo modelo da Volkswagen, o consumidor tem acesso ao “Configurator”, sistema onde pode montar o “carro dos sonhos” e fazer um quizz sobre o modelo que melhor se adequa ao seu estilo de vida. Na loja digital da Fiat, por sua vez, basta que o visitante se identifique com nome, endereço eletrônico e telefone para receber um QR code que guiará toda a visita. Caso sinta necessidade ou queira concluir o processo de configuração e compra, o consumidor pode chamar um especialista.

 

Concessionária da Fiat na Avenida Pacaembu, em São Paulo. Foto: Divulgação

 

Além do autoatendimento, tanto a Fiat como a Volkswagen incrementaram seus pontos de venda com experiências adicionais, como espaço kids, café lounge e até área para pets.

“A visita à loja não é só parte de sua pesquisa para formação de opinião e tomada de decisão, mas é, na verdade, um momento sensorial, de experiência, em que ele vai finalmente tocar fisicamente em seu objeto de desejo. É importante que a concessionária esteja preparada para oferecer ao consumidor este momento pessoal, respeitando seu ritmo, sem impor barreiras físicas ou burocráticas ao seu acesso”, afirma Tai Kawasaki, diretor de desenvolvimento de rede da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina.

Desde a inauguração da unidade no Pacaembu, em 27 de novembro, a Fiat vendeu cerca de um carro por dia, segundo o executivo. A concessionária, em um primeiro momento, foca na venda de três modelos específicos: Toro, Argo e Cronos.

Flexível e econômico

Além de oferecer uma experiência personalizada ao consumidor, a concessionária digital ainda é um modelo mais enxuto e econômico do que o das concessionárias tradicionais, o que facilita a expansão dos pontos de venda das fabricantes para áreas nobres e valorizadas. “Desenhamos um modelo de fácil implementação, com valor abaixo de R$ 30 mil”, exemplifica Fábio, da Volkswagen. Com o modelo digital, a marca passa a oferecer modelos de concessionárias em espaços a partir de 90 m².

 

Painel digital na unidade da Volkswagen. Foto: Divulgação

 

Já a primeira loja digital da Fiat tem 300 m². Segundo Tai,  este modelo totalmente digital é vantajoso, por exemplo, em locais onde o custo do metro quadrado não permite a instalação de grandes lojas.

“A vantagem deste conceito totalmente digital é estar inserido no cotidiano do consumidor, à disposição e de acordo com o seu caminho e sua hora”, diz o diretor da Fiat. Outra opção, dentro do escopo de digitalização da Fiat,  será a instalação destes espaços digitais e interativos dentro de concessionárias convencionais.

“Cada dealer poderá criar um ambiente digital para atrair e melhor atender os consumidores de perfil digital”, acrescenta Tai. A meta da Fiat é instalar espaços digitais em 110 concessionárias já existentes até o final do ano de 2019 —  totalizando 130 concessionárias nesse modelo. A marca projeta que pelo menos 25% de suas 521 concessionárias no Brasil tenham suas instalações digitais até o final do ano que vem.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e a Eletromidia

  • Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Perse prevê a concessão de R$ 15 bilhões, até 2026, em isenção de alguns impostos para empresas atuantes no segmento; algumas atividades econômicas foram excluídas do projeto