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Calor sobe e aquece mercado de cervejas

Fabricantes da bebida, que alcança 63,4% dos domicílios no País atualmente, miram Réveillon e chegada do verão para lançar ações


20 de dezembro de 2018 - 9h22

Skol lança campanha da F/Nazca destacando suas inovações (crédito: reprodução)

Se a cerveja sempre teve lugar cativo entre as preferências dos brasileiros, sua popularidade aumentou este ano, com a bebida alcançando 63,4% dos domicílios, segundo números da Kantar Worldpanel referentes aos 12 meses terminados em setembro. Ou seja: mais de 500 mil lares passaram a consumir a categoria no período, isso porquê, em 2017, este índice chegava a 62,7%, enquanto em 2016 atingia 62,3%. O bom desempenho da bebida dentro dos lares não impede que seja longe de casa onde ocorra a maior parte do consumo: 64% do volume de cerveja se concentra fora do lar, categoria que cresceu 9,4% em valor nos 12 meses terminados em julho, em comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar de ser consumida ao longo de todo ano, a bebida alcoólica querida pelos brasileiros tem a partir de dezembro um pico com o aumento das temperaturas, que leva a uma série de ações das marcas.

A Skol aproveitou a chegada do verão para lançar mais um produto em seu portfólio e anunciou, esta semana, a entrada da Skol Puro Malte no mercado. Disponível nos pontos de venda a partir de janeiro, ela levou cinco anos para ser desenvolvida em uma parceria entre especialistas brasileiros e belgas e é resultado de pesquisas realizadas no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da Ambev, no Rio de Janeiro.

Também de olho na estação, a marca está com uma campanha publicitária no ar. Com o slogan “Quem viver verão”, a ação, assinada pela F/Nazca S&S, conta com quatro filmes, sendo que o primeiro deles estreou na terça-feira, 20. Nele, a Skol resgata inovações de sua história que conquistaram o público, como o fato de ter sido a primeira cerveja a ser vendida em lata de alumínio e a primeira a lançar uma versão long neck. A estratégia de mídia também contempla presença no digital com conteúdos específicos para as redes sociais.

Ação da Stella Artois tem foco nas confraternizações de fim de ano (Crédito: Divulgação)

Outra marca do portfólio da Ambev, a Stella Artois investiu em uma ação neste mês, aproveitando as confraternizações que a época traz. A marca lançou a promoção do Vale-Presença, que dá um balde com a cerveja em diversos bares e restaurantes do Brasil. Para participar, basta acessar o site da iniciativa e cadastrar até 12 amigos. Cada um recebe um pedaço de uma imagem pelo celular que, quando colocadas juntas, formam o Vale-Presença. Validado pelo garçom dos bares que integram a promoção, ele dá direito a um balde com cervejas da marca. “Stella Artois foi criada no Natal para unir as pessoas e, nada mais justo do que a marca relembrar seus consumidores da importância da data”, afirmou Lucas de Oliveira, gerente de marketing de Stella Artois, em um comunicado. A ativação acontecerá até domingo, 23, em mais de 160 bares e restaurantes que estão listados no hotsite.

Também da Ambev, a cerveja Corona aposta na importância das atividades ao ar livre e de se ter grandes experiências em torno do pôr do sol sob a assinatura ‘This Is Living’. A marca promove ações em alguns dos destinos mais badalados do verão brasileiro: São Miguel dos Milagres, em Alagoas; Barra Grande e Trancoso, na Bahia; Fernando de Noronha, em Pernambuco; e São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. Além das festas “Corona Sunsets”, a marca terá ativações com foco no Réveillon como a Casa Corona que, de 26 deste mês a 6 de janeiro, estará instalada em Trancoso, na Praia dos Coqueiros, com um cardápio assinado pelos restaurantes Betti e Aragon, trazendo também uma área de bem-estar com massagem e ponto de hidratação, além de espaços para praticar esportes como slackline, futebol de mesa, futevôlei, vôlei de praia e stand up paddle.

Nas outras praias que a Corona estará presente, a cerveja oferecerá atividades como passeios pelas piscinas naturais de Milagres, passeios de barcos por Noronha, e oficinas de kitsurf em Gostoso. As ações acontecem entre terça-feira, 25, e 5 de janeiro. Complementando estas ativações, a marca, por meio do Facebook Messenger, provocará as pessoas a curtirem um verão mais analógico com o “Corona Offline Hour”. O serviço avisará sobre os principais locais para degustar uma cerveja Corona em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Florianópolis. Também serão desenvolvidas promoções exclusivas para concorrer a um convite a uma das “Corona Sunsets” de Ano novo.

 

Devassa, da Heineken, aposta na arte com Eder Munir em Salvador (Crédito: Divulgação)

O Grupo Heineken elegeu as marcas Devassa, Amstel e Sol para desenvolver suas ações para o verão. Para Devassa, o foco são as festas da virada do ano em quatro cidades do Nordeste — Salvador, Maceió , Fortaleza e Aquiráz (CE) — que terão apoio da cerveja Puro Malte Tropical, da Devassa. A arte também ganhou o foco da marca: em Salvador, o artista plástico baiano Eder Munir inaugurou uma obra no bairro da Gamboa, chamada “O Sabor Tropical”. Além de ser um presente para a cidade, ela serviu de inspiração para a criação de uma estampa exclusiva da Devassa, presente na ambientação dos bares e lounges das festas de Réveillon, e outros materiais que abrem o verão da marca em janeiro.

Já para Amstel, o Grupo Heineken lançará na praia de Maresias o “Beach Club Amstel”, um espaço com atividades e uma agenda de shows com artistas brasileiros para agitar os fins de semana no verão. A inauguração acontece no sábado, 29, com show da cantora Iza, e o espaço receberá diversas atrações até o final de janeiro, entre elas, Saulo, Thiaguinho e Jammil. Com ambientes diversificados, o espaço contará com acesso à praia, piscina e salão de jogos, entre outras ativações.

A cerveja Sol, por sua vez, lançou este mês sua nova assinatura global, “Taste The Sun”. A novidade veio acompanhada de uma série de ações que estimulam os consumidores a explorarem novas possibilidades em espaços diurnos e abertos. “Como o próprio nome da cerveja revela, a marca está diretamente ligada ao Sol, e o objetivo deste novo posicionamento é apresentar uma abordagem inovadora da relação com ele, inspirando as pessoas a viverem com mais vitalidade, energia, vibração e emoção”, afirmou Guilherme Retz, gerente da marca Sol, em um comunicado. Para reforçar este novo momento, a cerveja anunciou o patrocínio de algumas das festas de Réveillon do Nordeste – Je Suis Jeri (Jericoacoara), AWE (Caraíva), Piawaii (Barra Grande) e Let’s Pipa (Tibau do Sul). Ela também está associada ao projeto Neuronha que conta com uma casa de influenciadores e uma série de eventos sustentáveis promovidos pelo ator Paulo Vilhena em Fernando de Noronha.

Sem excesso
Atenta ao aumento do consumo de bebidas alcoólicas por conta da chegada da estação mais quente do ano, a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) lançou uma campanha de verão da plataforma de conteúdo Sem Excesso, criada em 2011. A ideia é provocar um diálogo com os jovens usando elementos que atraem como memes e ações com influenciadores e celebridades. Para isso, a associação também criou camisetas-manifesto com frases baseadas nos principais excessos cometidos pelos brasileiros, que serão distribuídas a algumas personalidades. Além disso, um grupo de influenciadores, com nomes como Fiuk, Jade Seba e Bruno Guedes, estará presente na Casa Sem Excesso, esforço montado pela entidade no Réveillon de Milagres, em Alagoas. O objetivo é mostrar que é possível curtir as férias sem ultrapassar os limites. Complementando a campanha, de dezembro à março, a Abrabe transmitirá em seus canais digitais mensagens sobre a importância do consumo responsável.

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