Mastercard patrocinará Libertadores da América

Buscar

Mastercard patrocinará Libertadores da América

Buscar
Publicidade

Marketing

Mastercard patrocinará Libertadores da América

Acordo inédito vai até 2022 e marca segue com a Copa América, na qual investe há mais de dez anos anos


26 de fevereiro de 2019 - 22h52

 

Executivos da Mastercard explicam estratégia de ampliar presença no futebol latino-americano e usar propriedades para promover meios de pagamento por aproximação (Crédito: Marcelo Justo)

Há 12 edições consecutivas patrocinadora da Copa América (a primeira foi em 1993), a Mastercard ampliou sua parceria com a Conmebol. A partir deste ano e até 2022 a marca de meios de pagamento também patrocinará a Conmebol Libertadores.

O anúncio dos patrocínios, que vinham sendo negociados há seis meses, foi realizado na noite desta terça-feira, 26, no estádio do Morumbi – que será palco da abertura da Copa América, em 14 de junho – com as presenças do italiano Carlo Enrico, presidente da Mastercard para América Latina e Caribe, de João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard para Brasil e Cone Sul e de Sarah Buchwitz, vice-presidente de marketing e comunicação da Master para Brasil e Cone Sul.

Abrindo o encontro, Sarah destacou que desde o ano passado a marca tem passado por uma evolução em seu posicionamento. Primeiro mudando o slogan de “Não tem preço” para “Comece o que não tem preço”, trazendo o consumidor como protagonista. No início deste ano, anunciou a retirada do nome da marca do logotipo, em busca de mais aderência do ícone ao meio digital e, em seguida, anunciou sua assinatura sonora. “Tínhamos muita novidade de marca que precisava ser tangibilizada e tendo o consumidor como protagonista detectamos numa estratégia global seus pontos de paixão. Para a América Latina, um dos pontos mais importantes e fortes é o esporte e, dentro dele, o futebol”, afirmou.

Neste contexto, a marca buscou fortalecer sua estratégia com o esporte. Além do patrocínio global à Uefa e, localmente, da Confederação Brasileira de Futebol, resolveu incrementar sua ação na América Latina. Entre as propriedades a que terá direito como patrocinadora dos torneios estão exclusividade como meio de pagamento, nome e marca dos torneios, benefícios e experiências exclusivas aos clientes e públicos de interesse, explorar os troféus (que estavam presentes no Morumbi) e levar as crianças que acompanham os jogadores na entrada em campo, durante os jogos.

Sarah Buchwitz, vp de comunicação e marketing: ativações e campanha devem começar em abril (Crédito: Marcelo Justo)

“A ideia neste primeiro semestre é ativar bastante Copa América. Será nosso foco de ativação de marca, incluindo todos os meios, associando isso à tecnologia de meios de pagamento por aproximação”, afirmou Sarah.

O objetivo da Mastercard é promover essa tecnologia aos consumidores da região, como uma forma prática, rápida e segura de realizar transações. As ativações no estádio, a cargo da Momentum, e de publicidade, pela WMcCann, estarão integradas na missão de associar a paixão pelo esporte aos benefícios do modelo de pagamento citado. Além disso, haverá campanhas mais educacionais sobre a tecnologia e iniciativas para engajar os consumidores em redes sociais, por meio de influenciadores dos universos do esporte e da tecnologia. Mas a campanha só deve começar a ir ao ar em meados de abril e intensificada até junho, quando a competição acontece.

Questionada sobre a aproximação da marca à Libertadores após uma edição com final tumultuada, já que a decisão entre dois times argentinos acabou acontecendo na Europa, a executiva ressaltou o poder maior de o esporte conectar as pessoas, ainda que a marca tenha se sensibilizado pelo que aconteceu com jogadores e torcedores. “Mas acreditamos que a Conmebol tem tomado medidas para que isso não aconteça novamente, como, por exemplo, a final já ter um local definido, que será Santiago do Chile. A Conmebol tem trabalhado para transformar e modernizar a Libertadores cada vez mais”, ponderou.

Carlo Enrico também destacou a relação estreita que a marca possui com o futebol – inclusive tendo atletas como Neymar e Messi entre seus embaixadores – e a intenção, nos anos de 2019 e 2020, de a companhia promover fortemente suas tecnologias de pagamento por aproximação aos consumidores latino-americanos (que já são bastante difundidas na Europa). Ressaltou, ainda, que inovação, simplicidade e segurança são atributos procurados por todos e, em particular por gerações mais jovens, como os millenials.

“Assim como o futebol agrega muito valor à marca, queremos, com esse serviço, agregar valor à jornada do consumidor, levar essa experiência digital para dentro dos estádios, mas também para quem faz compras pelo app”, afirmou, por sua vez, João Pedro Paro Neto.

O presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul ressaltou que as transações sem o uso tradicional do cartão têm crescido três ou quatro vezes mais e definiu 2019 como “um ano de grandes oportunidades” para a empresa no País.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira