Mascote da Copa América se chamará Zizito

Buscar

Marketing

Publicidade

Mascote da Copa América se chamará Zizito

Em votação realizada no Facebook e Twitter, torcedores escolheram nome que homenageia o ex-jogador Zizinho


12 de abril de 2019 - 15h41

Em homenagem a Zizinho, mascote da Copa América Brasil 2019 se chamará Zizito (Crédito: divulgação)

Por meio dos perfis da Copa América no Facebook e Twitter, torcedores puderam votar no nome da mascote da competição até o início da tarde desta sexta-feira, 12. Com 65% dos votos, o vencedor foi Zizito, em homenagem ao jogador Zizinho, maior artilheiro da Conmebol Copa América com 17 gols, junto ao argentino Norberto Méndez. Já a segunda opção, Capibi, que exalta os povos indígenas da América do Sul, ficou com 35%.

Em nota, de acordo com a Conmebol, como em espanhol o sufixo ‘ito’ é designado para palavras no diminutivo, foi assim que surgiu o nome Zizito, para batizar a capivara, símbolo da 46ª edição do torneio. “Para explicar aos mais jovens o que significou e a grandeza do Zizinho na história do futebol, basta dizer que ele é o ídolo do Pelé”, diz Thiago Jannuzzi, gerente geral de competição do comitê organizador local da Conmebol Copa América Brasil 2019.

Na sexta-feira, 5, a Conmebol anunciou que o animal símbolo da competição seria uma capivara, por ser mais sociável e por conviver, pacificamente, com outras espécies ao seu redor. Desde o anúncio, Zizito já percorreu vários pontos turísticos do Rio de Janeiro – uma das cidades-sede do torneio –, como as praias de Copacabana e Ipanema; a Lagoa Rodrigo de Freitas; o Maracanã e o Museu da Seleção Brasileira.  

Além do Rio de Janeiro, a 46ª edição da competição acontecerá em Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e São Paulo, com 12 seleções participantes, Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela,  além dos convidados, Japão e Catar.

*Crédito da imagem no topo: Lorenzo Cafaro/Pixabay 

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Thiago Jannuzzi

  • Hugo Figueiredo

  • Conmebol Copa América Brasil 2019

  • mascote

  • Zizito

  • Copa América Brasil 2019

  • Zizinho

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”