Marketing
Azul investe na colaboração dos clientes
Companhia aérea lança versão beta de aplicativo para colher feedback de passageiros e assume posicionamento voltado ao encantamento e às pessoas
Companhia aérea lança versão beta de aplicativo para colher feedback de passageiros e assume posicionamento voltado ao encantamento e às pessoas
Thaís Monteiro
18 de abril de 2019 - 11h46
Nesta quinta-feira, 18, a Azul Linhas Aéreas disponibilizará aos clientes uma versão de testes de seu novo aplicativo para propor uma construção conjunta com os passageiros. O intuito é que o cliente baixe a ferramenta, navegue e dê feedbacks e sugestões de melhoria para a companhia aérea aprimorá-lo e lançá-lo novamente na segunda quinzena de maio, aproximadamente.
“Essa construção colaborativa teve início na criação da companhia, quando perguntamos aos clientes como a empresa deveria se chamar”, contextualiza Cláudia Fernandes, diretora de marketing da Azul. Os clientes também participaram da criação da nova assinatura da empresa. Segundo Claudia, a companhia realizou pesquisas qualitativas e quantitativas para questionar o cliente sobre quais são os diferenciais da empresa e o resultado mostrou que a sensação de encantamento está entre as qualidades da Azul. “Por acaso voamos, mas também realizamos sonhos levando os passageiros a reencontros, conquistas, viagens dos sonhos e outras situações que promovem esse encantamento”, afirma a executiva.
Apesar disso, “Onde Os Sonhos Voam”, representa uma troca do foco do cliente para a experiência, conta a executiva. A anterior, “Você Lá Em Cima”, estava mais voltada ao cliente e hoje a empresa quer trazer detalhes sobre a experiência do passageiro em viagens realizadas pela Azul.Na mesma leva que o aplicativo, a empresa começou a veicular sua nova campanha publicitária na terça-feira, 16, que, além de trazer a assinatura “A gente leva o Brasil no peito” com o objetivo de valorizar sua operação regional, é protagonizada por dois clientes e funcionários da companhia. A campanha foi criada pela Isobar e tem exibição em TV e nas redes sociais.
De acordo com a executiva, a comunicação da marca já contava com protagonistas reais, e trazer o Brasil como centro foi uma estratégia para reforçar que a companhia é uma das únicas com a bandeira brasileira no logo e que realiza transporte aéreo para cidades interioranas, apesar de não realizar a ponte aérea entre Rio-São Paulo, atualmente controlada por Latam e Gol. “Quando digo que levo o Brasil no peito, eu digo também que levo as pessoas, os clientes e funcionários”, diz Claudia.
**Crédito da imagem no topo: Ettto/Unsplash
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