Melhor ROI no esporte é dos times da Premier League

Buscar

Melhor ROI no esporte é dos times da Premier League

Buscar
Publicidade

Marketing

Melhor ROI no esporte é dos times da Premier League

Na América Latina, Boca Juniors tem investimento mais atrativo, seguido por Flamengo; modalidades como beisebol e basquete não alcançam elite do futebol


29 de maio de 2019 - 11h39

Premier League possui seis das dez equipes esportivas que registam as maiores taxas de ROI aos patrocinadores (Crédito: Catherine Ivill Equipa/GettyImages)

Seis dos dez times com a maior taxa de retorno sobre o investimento (ROI, na sigla inglesa) aos patrocinadores do esporte mundial são da Premier League. Um estudo da Euromonitor International aponta que a tradição do futebol na Inglaterra e em outras ligas europeias garante a supremacia das equipes quando o assunto é atratividade de marketing dos clubes.

O grande campeão, segundo o estudo, foi o Real Madrid. Com seus 229 milhões de seguidores, o time madrilenho possui a base de redes sociais mais sólida entre as equipes. Para realizar a estimativa, a Euromonitor desenvolveu uma pontuação que leva em conta o legado dos clubes e métricas esportivas, econômicas e demográficas.

“Os times europeus de ligas altamente competitivas, como a La Liga, Premier League e Bundesliga, possuem os ingredientes necessários para o sucesso, desde forte presença local até uma pegada digital ampla globalmente, garantindo, assim, um alto retorno do investimento para seus patrocinadores”, afirma o relatório da Euromonitor.

Essa alta taxa se reflete, também, nos patrocínios diretos às ligas. No fim do ano passado, a Premier League conquistou um acordo de patrocínio da Coca-Cola. O contrato prevê uma parceria de três anos e meio ao lado de marcas como Barclays, Carling, Cadbury, Nike, Tag Heuer e EA Sports.

A única equipe esportiva que figura entre os top 10 em retorno (veja tabela) que não disputa competições futebolísticas é o New York Yankees, tradicional time estadunidense de beisebol. Naquele país, NFL (futebol americano) e MLB (beisebol) são as ligas com os maiores indicadores.

No basquete, a única franquia de destaque foi o Golden State Warriors, atual bicampeão da NBA. A equipe de Oakland, na Califórnia, disputará mais uma vez as finais neste ano. Desta vez, contra o Toronto Raptors. A disputa começa nesta quinta-feira, 30, e pode chegar a sete confrontos – o que elevaria as taxas de visibilidade das marcas patrocinadoras.

Já na América Latina, os clubes de futebol reinam incontestáveis. Mas não os brasileiros. Dos dez maiores, apenas três são nacionais – Flamengo (2º), Palmeiras (5º) e Corinthians (9º). “Na região, o maior desafio entre os investidores ainda é a economia”, sentencia o documento. Entre os patrocinadores do rubro-negro estão marcas como Adidas, BS2 Banco, MRV e TIM.

Confira a tabela dos clubes com melhor ROI na América Latina:

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira