Marketing
Next, Now #04 – Social listening e experiência
Daniela Cachich, VP de marketing da PepsiCo, fala sobre como as marcas podem utilizar dados para combinar causas e mensagens em diferentes pontos de contato
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BuscarDaniela Cachich, VP de marketing da PepsiCo, fala sobre como as marcas podem utilizar dados para combinar causas e mensagens em diferentes pontos de contato
16 de março de 2020 - 9h48
Karina Balan e Luiz Gustavo Pacete
Marcas são, cada vez mais, cobradas pelo propósito e a capacidade que possuem de proporcionar experiências a seus consumidores. Neste contexto, os dados se tornaram uma ferramenta relevante para ajustar expectativas dos consumidores. Daniela Cachich, VP de marketinda PepsiCo, reforça a importância do social listening neste contexto e aponta que o CMO passou a ter um papel muito mais estratégico e orientado ao negócio. Esses e outros temas são colocados em questão no quarto episódio do Next, Now, podcast do Meio & Mensagem que trata das mudanças no marketing e a comunicação sob o impacto da tecnologia.
“O CMO passou a ter vários papéis e a troca que ele tem que ter com todas as outras áreas da empresa é cada vez maior. Neste contexto, é importante enxergar experiência, propósito, inovação de produtos e serviços como um ecossistema”, diz Daniela reforçando que essa dinâmica cada vez mais veloz, também exige que os times e departamentos das empresas passem a atuar ancoradas em métodos ágeis e forma de trabalho que sejam flexíveis e contemplem um olhar macro. “No passado, não tínhamos a posição de uma pessoa que acompanha o que os consumidores estão dizendo da marca em tempo real e isso altera a estratégia por trás daquela marca”, diz ela.
De acordo com Daniela, o marketing se tornou uma área muito mais próxima do growth. “No fim do dia, o papel do CMO é entender o consumidor para fazer a melhor entrega e no momento que você está centrado no consumidor consegue fazer com que toda a organização trabalhe para entregar algo que faça sentido a ele e isso permite que as estratégias estejam focadas em gerar entrega com base no conhecimento do consumidor e o olhar deixa de estar apenas para dentro da companhia”.
Escute os outros episódios do Next, Now:
Next, Now #03 – Os desafios das tech companies
Percival Jatobá, VP de Inovação e Soluções da Visa, fala sobre como as empresas da indústria 4.0 devem agir para se tornarem techs na maneira de pensar e atuar
Next, Now #02 – Novas métricas de influência
Inaiara Florêncio, diretora de social media da SunsetDDB, fala sobre os desafios dos criadores de conteúdo em meio a questionamentos sobre credibilidade e verdade
Next, Now #01 – Inteligência artificial na jornada de consumo
Luiz Medici, VP de Dados e IA da Vivo, fala sobre como a tecnologia já altera as dinâmicas de consumo, negócios e marketing
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