Como o método ágil pode ajudar no home office

Buscar

Como o método ágil pode ajudar no home office

Buscar
Publicidade

Marketing

Como o método ágil pode ajudar no home office

Scrum e suas derivações como Sprint Planning, Daily Meetings, Sprint Retrospective e Feedbacks estão entre as ferramentas úteis na organização do trabalho remoto


20 de março de 2020 - 6h00

 

Teleconferência e método ágil, os aliados do home-office

Com as medidas de segurança tomadas em várias estâncias, o home office tornou-se uma dinâmica de trabalho relevante. No entanto, para muitas empresas, atuar sob essa condição ainda é um desafio e alguns tipos de metodologias podem ser úteis. A pedido de Meio & Mensagem, Milena Fonseca, head de inovação e novos negócios da ACE, indica algumas ferramentas importantes a serem utilizadas em home office como o Scrum e suas derivações: Sprint Planning, Daily Meetings, Sprint Retrospective e Feedbacks.

O que é Scrum? Framework de gerenciamento de projetos dividido em ciclos

Scrum
“O Scrum parte da segmentação do tempo total de projeto em Sprints, que devem sempre ter a mesma duração para que possamos comparar a performance do time no decorrer do tempo. Elas começam com o Sprint Planning, planejamento no qual é sempre importante que o time relembre a meta anual a ser batida — e aqui é uma boa maneira de sempre lembrar que existe um objetivo maior para amarrar os colaboradores a longo prazo, principalmente neste momento de trabalho remoto.”

Os ciclos: são de 2 a 4 semanas e chamados de sprints que podem ser adaptados de acordo com o projeto

Daily Meetings
“Um dos principais segredos não citados do scrum é a importância das Daily Meetings, reuniões diárias de até 15 minutos nas quais os colaboradores relatam, brevemente, o que fizeram para bater a meta, o que farão hoje e se existe alguma barreira iimpedindo-os de realizarem suas atividades. A comunicação constante é imprescindível para o bom funcionamento de equipes ou squads. Mas não é necessário fazer um diário de bordo, com todas as atividades realizadas, mas sim um relato das atividades-chave diretamente relacionadas a metas e entregas.”

Transparência Remota
“Um dos principais valores do scrum é a transparência e isto não pode ser deixado de lado quando falamos de times remotos. A Srint Retrospective é uma forte ferramenta quando falamos de teambuilding (mesmo em times remotos) e desenvolvimento de pessoas. Ela consiste em um feedback franco entre todos os membros da equipe, trazendo pontos positivos na performance e pontos de melhoria, além de um compromisso social de cada um com o foco em desenvolver um dos pontos de melhoria (somado a um indicador para mensurar isto).”

Publicidade

Compartilhe

Veja também