Com bares fechados, AB InBev reduz investimentos em mídia

Buscar

Com bares fechados, AB InBev reduz investimentos em mídia

Buscar
Publicidade

Marketing

Com bares fechados, AB InBev reduz investimentos em mídia

Com uma queda de 32% no volume global em abril, a cervejaria também tentará renegociar alguns contratos comerciais, incluindo patrocínios


7 de maio de 2020 - 16h16

*Por EJ Schultz, do AdAge

(Crédito: reprodução)

Nesta quinta-feira, 7, Carlos Brito, CEO da Anheuser-Busch InBev, afirmou que a cervejaria “reduziria os investimentos em mídia” nos EUA, enquanto continua tentando combater a baixa nas vendas causadas ​​pelo fechamento de bares e restaurantes durante a pandemia.

“Estamos analisando profundamente as vendas e o marketing”, disse durante uma teleconferência, observando que a empresa mudaria os investimentos “em canais e produtos que os consumidores estão exigindo mais”, incluindo embalagens maiores de cerveja, comércio eletrônico e ações nas lojas.

Segundo relatório da cervejaria, em abril o volume global despencou 32%, principalmente devido ao fechamento de bares e restaurantes, e restrições governamentais que afetaram suas operações em alguns mercados. Em 2019, as vendas de bares e restaurantes representaram um terço do volume global da cervejaria. No trimestre encerrado em março, a receita global caiu 5,8% e o volume caiu 9,3%, mas a empresa alertou que os resultados do segundo trimestre “serão substancialmente piores”.

Brito não especificou em quanto a cervejaria reduziria os investimentos com marketing nos EUA. “Em épocas como essa, você olha para tudo o que é discricionário”, comentou. Isso inclui a “eliminação gradual de alguns lançamentos de produtos [e] inovações, porque neste momento não faz sentido”, completou. Os movimentos globais de corte de investimentos incluem congelamento de viagens e cancelamento de todos os eventos da empresa. A equipe de liderança sênior da cervejaria também se ofereceu para reduzir seus salários-base em 20% durante o resto do ano.

A empresa também tentará renegociar alguns contratos comerciais, incluindo patrocínios, afirmou. Nos EUA, a cervejaria patrocina as quatro principais ligas profissionais de esportes. A Liga Nacional de Hóquei, a Associação Nacional de Basquete e a Liga Principal de Baseball interromperam indefinidamente suas temporadas e a incerteza permanece em torno da Liga Nacional de Futebol, que é responsável por grande parte dos investimentos da Bud Light no outono e inverno.

A NFL está programada para revelar sua agenda 2020-21 na noite desta quinta-feira, 7, que manterá sua data de início habitual em setembro. Mas a liga ainda está trabalhando na logística de como reiniciar as operações durante a pandemia. O comissário Roger Goodell apresentou várias etapas em um memorando obtido pela Associated Press que inclui conseguir dos governos locais e estaduais a aprovação para reabrir as instalações das equipes.

A AB InBev enfrenta o mesmo dilema encontrado por outros profissionais de marketing de bebidas alcoólicas: embora as vendas tenham desaparecido, houve um aumento nas compras de supermercado — mas é difícil prever quanto tempo isso vai durar. “É muito cedo para determinar a sustentabilidade dessa tendência”, comentou Brito.

Globalmente, os resultados do primeiro trimestre foram particularmente afetados por quedas na China, onde a Budweiser normalmente conta com vendas significativas de casas noturnas que foram fechadas. Ainda assim, a empresa em seu relatório de resultados informou que está vendo “sinais precoces de recuperação” na China e na Coréia do Sul. “Embora alguns canais, como a vida noturna, tenham sido mais impactados do que outros, estamos vendo reabertura constante de muitos de nossos clientes desde meados de março e nossas tendências de volume estão melhorando sequencialmente”, afirmou a cervejaria.

*Tradução: Amanda Schnaider

**Crédito da imagem no topo: Reprodução

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira