Sertanejo consolida novas audiências e relação com marcas

Buscar

Sertanejo consolida novas audiências e relação com marcas

Buscar
Publicidade

Marketing

Sertanejo consolida novas audiências e relação com marcas

No topo das paradas de músicas mais ouvidas e de lives, gênero interage com outros ritmos em shows e gravações, ampliando o mercado para toda a indústria


13 de maio de 2020 - 15h54

Festa do Peão Barretos é o principal palco do sertanejo (crédito: Joel Silva/Folhapress)

Nas últimas semanas, diversos gêneros e temáticas musicais ganharam a internet com lives, sejam caseiras ou superproduzidas. A modalidade preenche uma agenda de shows musicais que precisou apertar o botão de pause por conta do distanciamento social para combater o avanço do novo coronavírus (Covid-19). Além de espaço para campanhas de doações para entidades que assistem aos mais vulneráveis e apoiam a linha de frente de tratamento e prevenção a pandemia, os shows online são uma oportunidade para marcas dialogarem com o público que está impedido de sair de casa.

E no Brasil — e no mundo —, o sertanejo é o líder de visualizações. Das dez lives mais vistas no YouTube até o fechamento desta edição, seis são do gênero — e sete, de brasileiros. A líder da lista é Marília Mendonça, com mais de 3,3 milhões, seguida por Jorge & Mateus e Andrea Bocelli. Os demais artistas são Gusttavo Lima, Sandy & Junior, Leonardo, BTS (banda de K-Pop com lives nas sétima e nona posições), Henrique & Juliano e Zé Neto & Cristiano.

Marília Mendonça é a líder de audiência em lives no YouTube e vice-líder no Spotify (crédito: divulgação)

Mas não é apenas em lives que o gênero é destaque. Nos últimos dez anos, os cantores e cantoras de modão, como o ritmo é carinhosamente chamado pelos fãs, ocuparam o primeiro lugar entre os artistas mais ouvidos no Spotify, segundo levantamento da plataforma de streaming de áudio. A liderança é da dupla Jorge & Mateus, seguida por Marília Mendonça. No Top 10 estão, ainda, Matheus & Kauan (quarto lugar), Henrique & Juliano (quinto) e Zé Neto & Cristiano (sexto), Wesley Safadão (sétimo) e Gusttavo Lima (oitavo). Os intrusos são o ícone pop e funk Anitta, em terceiro lugar, o cantor e compositor pop britânico Ed Sheeran, e o DJ brasileiro de música eletrônica Alok.

Além da audiência, as lives sertanejas atraem grandes patrocinadores, como Riachuelo, Ame Digital e Ambev. A fabricante de cerveja, inclusive, inaugurou uma agenda de shows e eventos voltados ao público ouvinte do gênero musical, o Circuito Brahma Lives. O projeto faz coro ao circuito homônimo, já tradicional na estratégia de marketing da cervejaria. A marca patrocina dezenas de shows e rodeios pelo Brasil.

“Além da conexão profunda e intimista com a audiência e o entretenimento oferecido ao público, as transmissões apresentam um grande potencial de geração de conversas que extrapolam a sua plataforma de origem”, destaca Gustavo Castro, diretor de marketing da Brahma. O calendário de lives patrocinadas pela empresa vem sendo construído semana a semana, por conta do dinamismo e ineditismo do formato. Nos últimos dias, entre os destaques da série ficaram por conta dos shows de Chitãozinho e Xororó, além de um combinado de Naiara Azevedo, Humberto e Ronaldo, Ícaro e Gilmar, e Gabriel Gava durante o feriado do Dia do Trabalho, celebrado no dia 1o deste mês.

A íntegra desta reportagem está publicada na edição semanal de Meio & Mensagem, que até o fim de maio pode ser acessada gratuitamente pela plataforma Acervo, onde também está disponível a consulta a todas as edições anteriores que circularam nos 42 anos de história da publicação. Também está aberto a todo o público, gratuitamente, o acesso à versão digital das edições semanais de Meio & Mensagem, no aplicativo para tablets, disponível nos aparelhos com sistema iOS e Android.

Sertanejo é o tema do segundo capítulo do projeto especial Music & Branding, publicado por Meio & Mensagem a partir da edição 1909. Além das quatro reportagens no jornal, o especial inclui uma série em vídeo também com quatro episódios. O segundo deles (veja abaixo) mostra como o jazz conquista espaço fora das casas noturnas com festivais de rua.

Crédito da imagem do alto: divulgação

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Apresentação do cantor marcaria a abertura do espaço de eventos do Mercado Pago Hall; Mercado Livre adquiriu naming rights do local em janeiro

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil