Walgreens entra no mercado de cuidados médicos básicos

Buscar

Walgreens entra no mercado de cuidados médicos básicos

Buscar
Publicidade

Marketing

Walgreens entra no mercado de cuidados médicos básicos

O CMO Patrick McLean conta que serão centenas de clínicas “in-store” nos EUA nos próximos cinco anos; rede pode ser exemplo ao mercado brasileiro


9 de julho de 2020 - 6h00

McLean: Experiência de saúde integrada (Crédito: Ad Age composite. Photos: TD Bank, Walgreens)

Nesta quarta-feira, 8, o AdAge publicou a notícia de que a rede de farmácias americana Walgreens, uma das maiores daquele país, entrará no mercado de cuidados básicos em saúde. A informação foi dada por Patrick McLean, CMO da companhia, durante um evento online promovido pelo AdAge.

O Walgreens quer se tornar a primeira grande rede de farmácias dos EUA a oferecer cuidados médicos primários, uma vez que planeja abrir centenas de clínicas médicas em lojas já existentes, como consequência da ampliação de uma parceria com a VillageMD.

A iniciativa se segue a um período de testes, em menor escala, realizados em 2019, no Texas; a marca de farmácias de Illinois, inaugurará entre 500 e 700 clínicas “Village Medical at Walgreens” nos próximos cinco anos. O plano inclui levar o projeto a 30 mercados dentro dos EUA.

“As pessoas terão acesso a cuidados básicos e à experiência Walgreens no mesmo formato. Descobrimos que há essa grande necessidade do cliente de ter um serviço completo ou essa experiência de saúde integrada”, afirmou o vice-presidente sênior e chief marketing officer Patrick McLean durante o AdAge Next: Varejo, evento virtual realizado na quarta.

Sobre o projeto piloto, ele afirmou que foi alta a demanda pela combinação farmácia-médico e que  a marca Walgreens ressoa bem nesse nicho junto aos consumidores graças à expertise que os farmacêuticos já oferecem. “De muitas maneiras, os farmacêuticos veem os pacientes com mais frequência e têm um cenário completo da saúde do cliente e suas necessidades de bem-estar”, acrescentou, destacando a conveniência do modelo de saúde “one stop”.

Mais da metade das novas unidades Village Medical at Walgreens será aberta em áreas que o Departamento Americano de Saúde e Serviços Humanos considera desassistidos.

De muitas maneiras, o mercado americano de farmácias tem sido inspiração para as redes locais. Todas, mais recentemente, por exemplo, passaram a ampliar o portfólio de produtos vendidos, incluindo mais intensamente itens de beleza e até de alimentação, em anos mais recentes.  Flexibilizações dos órgãos reguladores locais têm permitido que as farmácias voltem a aplicar alguns tipos de injeções e, neste momento de pandemia, muitas têm oferecido testes rápidos contra Covid-19.

Daí a oferecerem um serviço como o que a Walgreens inaugura, de médico e farmácia no mesmo local, deve levar tempo e muitas discussões, inclusive porque surgiram e ganharam força no mercado brasileiro as clínicas ao estilo Dr. Consulta, que têm atendido a população com mais pressa ou menos recursos para pagar planos de saúde.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e a Eletromidia

  • Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Perse prevê a concessão de R$ 15 bilhões, até 2026, em isenção de alguns impostos para empresas atuantes no segmento; algumas atividades econômicas foram excluídas do projeto