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Next, Now #15: Desmistificando a ciência de dados

Roberta Braga, gerente de analytics da Unilever, fala sobre como aplicar o olhar humano e de negócios aos dados e na gestão data driven


18 de agosto de 2020 - 6h00

Por Karina Balan e Luiz Gustavo Pacete

Estruturação de times de dados, novas fontes de dados e o papel dos insights no marketing preditivo são apenas algumas das novas métricas do marketing data driven. Neste contexto, é fundamental entender que dados não são apenas para empresas, mas para pessos e treinar o olhar para como interpretá-los é cada vez mais importante. Roberta Braga, gerente de analytics da Unilever, reforça que antes a prática era olhar para o passado. No entanto, hoje, o momento é de utilizar os dados para olhar para o futuro.

“Essa evolução de dados e analytcs dentro da empresa passa pelo nível de maturidade de análises, áreas e na dinâmica de equilibrar data driven orientada a negócios”, afirma. De acordo com Roberto, cada empresa possui um nível de maturidade, mas o mais importante é que as companhias estão se orientando a dados e isso deve ser uma premissa. “No meio da pandemia, do meio nada nosso time teve que parar para analisar dados de saúde em todos os países que atuamos, por que dessa informação dependia todas nossas estratégias”, exemplifica.

A pandemia, segundo Roberta, deixou clara a necessidade de democratizar informações e compartilhar os dados pela companhia. “Esse momento que vivemos acelerou a mentalidade do uso da informação de forma aberta e orientada à resolução de problemas complexos, isso envolve transformação de pessoas e processos”, destaca.

Escute os outros episódios de Next, Now:

Next, Now #14 – A reinvenção da jornada de consumo
Flavio Camelier, VP de transformação digital da Coca-Cola Brasil, fala sobre os novos significados do conceito de customercentric

Next, Now #13 – O novo papel dos assistentes de voz
Ricardo Garrido, country manager da Alexa no Brasil, fala sobre os impactos do isolamento social na curva de adesão aos assistentes de voz

Next, Now #12 – O que vem depois da inovação?
Carolina Sevciuc, diretora de transformação digital da Nestlé, fala sobre como a pandemia acelera o processo de digitalização das grandes empresas

Next, Now #11 – Equilíbrio entre branding e performance
Armando Areias, Chief Gowth Officer do PicPay, debate o papel dos desempenho baseado em dados nas dinâmicas de construção de marca

Next, Now #10 – Transformação Digital à força
Amanda Graciano, head de portfólio e bizdev da iDEXO/Totvs, fala sobre a aceleração nos processos de digitalização de empresas e consumidores

Next, Now #09 – Inteligência de Dados aplicada à jornada
Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados da Globo, fala sobre o papel dos dados na nova dinâmica de consumo

Next, Now #08 – A tecnologia na rotina do CMO
Renata Bokel, chief strategy officer da WMcCann, fala sobre o papel de ferramentas e tecnologias emergentes na dinâmica de trabalho dos profissionais de marketing

Next, Now #07 – Construção de marca 4.0
Fernando Vilela, head de growth e marketing da Rappi, fala sobre o papel dos dados e da automação na estratégia de marketing das startups.

Next, Now #06 – Os aprendizados da inovação aberta
Marcela Martinelli, gerente de inovação da Natura, fala sobre o potencial do compartilhamento de ideias e soluções na resolução de problemas complexos.

Next, Now #05 – Como engajar na era da hipersegmentação
Samuel Gomes, head de criação da Responsa, fala sobre a relevância da comunidade na estratégia de marketing e negócio das empresas.

Next, Now #04 – Social listening e experiência
Daniela Cachich, VP de marketing da PepsiCo, fala sobre como as marcas podem utilizar dados para combinar causas e mensagens em diferentes pontos de contato.

Next, Now #03 – Os desafios das tech companies
Percival Jatobá, VP de Inovação e Soluções da Visa, fala sobre como as empresas da indústria 4.0 devem agir para se tornarem techs na maneira de pensar e atuar.

Next, Now #02 – Novas métricas de influência
Inaiara Florêncio, diretora de social media da SunsetDDB, fala sobre os desafios dos criadores de conteúdo em meio a questionamentos sobre credibilidade e verdade.

Next, Now #01 – Inteligência artificial na jornada de consumo
Luiz Medici, VP de Dados e IA da Vivo, fala sobre como a tecnologia já altera as dinâmicas de consumo, negócios e marketing.

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