Seleção feminina de rugby adota nova identidade visual

Buscar

Seleção feminina de rugby adota nova identidade visual

Buscar
Publicidade

Marketing

Seleção feminina de rugby adota nova identidade visual

Até hoje, equipe jogava com um uniforme que usava o guerreiro tupi que era ícone do time masculino, mas a história das "Yaras" agora será diferente


24 de maio de 2021 - 6h00

Nesta segunda-feira, 24, a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) apresenta os novos uniformes das atletas brasileiras, conhecidas como Yaras, e um manifesto. A novidade foi uma demanda coletiva, pois até então, elas usavam uma versão do uniforme masculino, cujo ícone é um guerreiro Tupi. Ele, agora, será substituído pela figura de uma mulher que representa os povos originários e a garra da mulher brasileira – o nome Yara faz menção à lenda da mulher que se tornou a “senhora das águas”.

O guerreiro tupi deu lugar à Yara (Crédito: Fotojump / CBRu)

Os novos uniformes foram criados pelo designer paulista e jogador de rugby Liam Piacente e confeccionados pela Kick Ball. A coleção inclui uniformes de jogo, treino, passeio e do staff, além de peças de comunicação visual. A partir desta segunda-feira, os produtos estarão disponíveis para venda no e-commerce da CBRu no site www.brasilrugby.com.br/loja. Em junho, será lançada uma linha casual, como parte de um projeto especial voltado ao rugby feminino. As novas peças serão inspiradas em histórias pessoais das atletas e na cultura dos povos originários brasileiros.

Manifesto que divulga as mudanças teve participação de todas as atletas (Crédito: Fotojump / CBRu)

A partir das 13h, a CBRu divulgará um vídeo-manifesto em redes sociais e site institucional da entidade sob a hashtag #TempoDeCorrigir, em alusão à troca de símbolo, e respondendo à00 pergunta “Por que você luta?”. O texto foi criado pelas atletas e é lido pela ex-atleta olímpica Beatriz Futuro – já a música-tema Minha Força é da cantora Kaê Guajajara. “Tudo é bem especial, porque as Yaras vão participar pela segunda vez dos Jogos Olímpicos e serão as únicas representantes sul-americanas. Também porque o esporte e o mundo vivem um momento sem espaço para retrocesso, em que a mulher é protagonista e segue em defesa de direitos e oportunidades”, afirma Mariana Miné, CEO da CBRu e primeira mulher a comandar a entidade.

Destaques da seleção feminina de rugby

• 18 vezes campeãs sul-americanas

• Bronze no Pan de Toronto (2015)

• Posição no ranking mundial: 12º

• Estrearam com o Rugby Sevens nos Jogos Olímpicos do Rio (2016)

• Presentes nos Jogos Olímpicos de Tóquio (2021)

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também