Copel Telecom, vencedora do 5G, lançará marca master

Buscar

Copel Telecom, vencedora do 5G, lançará marca master

Buscar
Publicidade

Marketing

Copel Telecom, vencedora do 5G, lançará marca master

André Santini, head de marketing, fala sobre os planos da unificação de Copel Telecom, Sercomtel e Horizons, e a atuação em SP e região Norte do Brasil


12 de novembro de 2021 - 13h36

André Santini, da Copel Telecom: “Saímos do leilão do 5G exatamente com o que planejamos” (Crédito: Divulgação)

Vencedora da disputa do leilão de 5G pela faixa de 3,5 GHz da região Sul do Brasil, a Copel Telecom deve operar a rede no Paraná. Simultaneamente, a Sercomtel arrematou as licenças para operar no Estado de São Paulo e região Norte do País. Juntas, Copel e Sercomtel, mais a Horizons, são controladas pelo fundo Bourdeaux, do empresário Nelson Tanure (ex-sócio da Oi). A Copel Telecom participou do leilão em consórcio com a Unifique, de Santa Catarina, por meio do Consórcio 5G Sul. Contudo, Unifique e Copel trabalharão separadamente em Santa Catarina e Paraná, respectivamente.

Pelas regras do leilão, o Consórcio 5G Sul (composto em 62,77% pela Unifique e em 37,23% pela Copel), os compromissos são de promover, entre 2023 e 2030, a instalação de estações radiobase (ERBs) em 1.006 municípios dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e construção de backhaul/backbone em 11 cidades gaúchas.

O head de marketing da Copel Telecom, André Santini, fala sobre as faixas arrematadas no leilão de 5G, os planos da nova operação que deve ser lançada o ano que vem e unifica as marcas Copel Telecom, Sercomtel e Horizons, e a ampliação da atuação para o Estado de São Paulo e região Norte do Brasil.

Meio & Mensagem – Com a conquista das faixas para 5G, qual é o próximo passo?
André Santini – Saímos do leilão do 5G exatamente com o que planejamos. Somos uma empresa que acaba de nascer a partir da aquisição da Copel Telecom, Sercomtel e Horizons. São três empresas com portfólio bem consolidado no Paraná, com soluções em internet a partir da fibra óptica para públicos B2C e B2B. O leilão nos permitiu não só somar o 5G a esse conjunto de soluções, como também a ampliação para mercados como São Paulo e toda região Norte do País. A aceleração agora está na consolidação de portfólio ampliado somando nossa expertise na fibra óptica com a tecnologia 5G. Temos foco muito forte no B2B em vários clusters como logística, indústria e, em especial, o agrobusiness. Mas manteremos o DNA em soluções residenciais, com foco em entretenimento e segurança, entre outras frentes.

M&M – A Copel tem extensa rede elétrica. Essa rede pode ser aproveitada para operar o 5G?
Santini – Vale reforçar que nossa aquisição foi a Copel Telecomunicações S.A., uma empresa da Companhia Paranaense de Energia – Copel, que continua no seu core business de geração e distribuição de energia. A Copel Telecom tem excelente capilaridade no Paraná, pois está presente com a fibra nos 399 municípios do estado e estamos trabalhando em portfólio de soluções que unam esse novo conjunto de tecnologias.  Por exemplo: temos uma meta interna, independentemente do cronograma que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleceu nos editais para os próximos quatro anos, de lançar projeto-piloto já no 1º trimestre de 2022 com a tecnologia 5G FWA (que entrega capacidade de transmissão de dados onde a fibra óptica não chega) em uma cidade do interior do Paraná, cuja população esteja longe do universo digital, comparada aos grandes centros.

M&M – Sobre comunicação e marketing, como será a campanha da empresa?
Santini – Temos plano de comunicação bem consistente para este ano e 2022, que prevê, inclusive, o lançamento de marca master que vai absorver toda essa operação. O contrato de compra e venda oficializado em agosto deste ano prevê a utilização da marca Copel Telecom por seis meses. Ou seja, em meados de janeiro de 2022, nossa campanha terá a responsabilidade de comunicar uma nova marca. Estamos finalizando nosso projeto de branding para balizar essa fase da campanha. No início de novembro, iniciamos a veiculação de campanha para todo o estado do Paraná ainda com a chancela da Copel Telecom. Trata-se de uma campanha 360 graus que, além de reforçar o plano de mídia digital que estávamos veiculando desde o mês de setembro, conta também com um plano de mídia massivo com TV aberta, TV fechada, rádio e pontos de OOH em mais de 30 cidades do Paraná. A somatória desse esforço de comunicação está ligada diretamente ao conceito de jornada do cliente em que cada mídia tem sua importância e complementaridade, assegurando estratégia cada dia mais convergente para a comunicação das campanhas. A partir desse plano, era importante garantir uma mensagem empática que, além de transmitir os valores da marca Copel Telecom, também transmitisse os atributos dos seus serviços e o diferencial das ofertas. Contar com o Rodrigo Hilbert como porta-voz é gratificante. Uma personalidade autêntica, dinâmica e um cara boa gente, atributos que facilmente se incorporam a essa marca tão importante para os paranaenses e que certamente nos ajudará muito na passagem de bastão à nova marca. Importante reforçar que a campanha caminha junto com outras frentes do marketing em relação a BI, CRM e portfólio.

M&M – A empresa é conhecida no estado do Paraná. Essa comunicação será restrita ao estado?
Santini – O plano de mídia integrado online e off-line, sim. Tem um desenho para o estado do Paraná nessa primeira fase da campanha. Mas, certamente, vamos ampliar nossas frentes de comunicação à medida que a atuação geográfica acompanhará o desenho do leilão em São Paulo e a região Norte do País. Mas na frente de relações públicas, por exemplo, desde o início dessa nova operação, trabalhamos nacionalmente para assegurar melhor entendimento dos objetivos junto aos demais stakeholders de toda a cadeia de valor tecnológica e comunicacional.

M&M – Ao arrematar a licença no estado de SP e região Norte, a Sercomtel amplia a operação para nível nacional. Como isso será comunicado aos respectivos mercados?
Santini – Como disse, a operação passará a ser integrada, pois a Sercomtel é uma empresa do nosso grupo. Estamos trabalhando na estratégia de branding onde cada marca terá um papel estratégico, prevendo o lançamento de uma marca master ao marcado. Certamente, os novos mercados de São Paulo, região Norte e o Paraná serão impactados com a solução em branding no momento certo.

M&M – Quais são as expectativas da empresa com essas faixas e com as possibilidades do 5G?
Santini – Nossos lotes no leilão previam as faixas de 3,5 GHz e, como disse, tínhamos como objetivos os lotes São Paulo e Norte, bem como o Paraná. Nosso foco está na integração das tecnologias oriundas da fibra óptica e do 5G, com ênfase na internet das coisas (IoT) para indústrias, agronegócios e, com a região Norte, soluções voltadas à sustentabilidade e inclusão digital. Estamos cientes que agora entramos em patamar de soluções transformacionais para a sociedade. Quer seja num processo industrial, no consumo familiar em grandes centros; quer seja numa comunidade ribeirinha ainda distante do universo digital. Diria que esse contexto passa a direcionar o propósito a partir da nova marca que estamos construindo.

M&M – Existe algum projeto de branding para unificar Copel e Sercomtel em nova marca, já que ambas são controladas pelo fundo Bordeaux?
Santini – Sim, neste momento, estamos na fase final de um projeto de branding com a agência AM4. Um projeto consistente, a partir de várias pesquisas que fizemos com o mercado, nossa base de clientes e nossos executivos, para estruturar nosso conjunto de valores, os pilares que vão estruturar nossa base comunicacional e a nova marca, efetivamente. Tem muita ciência e muito carinho nesse projeto. Estamos confiantes!

Publicidade

Compartilhe

Veja também