Pandemia provoca onda de cancelamentos no carnaval

Buscar

Pandemia provoca onda de cancelamentos no carnaval

Buscar
Publicidade

Marketing

Pandemia provoca onda de cancelamentos no carnaval

Em meio à alta dos casos de Covid-19 e gripe, Rio de Janeiro e Salvador cancelaram os desfiles dos blocos de rua, mesma determinação adotada por outras capitais do País


5 de janeiro de 2022 - 6h02

Desfiles de blocos de rua foram cancelados no Rio de Janeiro, Salvador e em outras capitais; em São Paulo, até o momento, desfiles estão mantidos (Crédito: Cacá Lanari/Alexandre Guzanshe/Julia Lanari)

Maior festa popular do País, o Carnaval não deve retornar, neste ano, para as dimensões que tinha antes da pandemia de Covid-19 impactar o Brasil e o mundo. Desde o ano passado, quando os primeiros casos da variante ômicron começaram a ser registrados em outros países, algumas cidades brasileiras já tiveram a folia cancelada pelas autoridades. Nessa terça-feira, 4, foi a vez do Rio de Janeiro cancelar o Carnaval de rua, um dos maiores do Brasil.

O prefeito da cidade, Eduardo Paes, anunciou que a decisão foi tomada após uma reunião da qual participaram representantes dos blocos de rua. A capital fluminense contaria com 620 desfiles, de 506 blocos diferentes. Paes explicou que o aumento de casos da Covid-19 torna inviável a realização da festa por conta das dificuldades em adotar medidas sanitárias e de segurança para coibir a disseminação do vírus. O prefeito disse que a administração municipal chegou a cogitar realizar os desfiles dos blocos em locais determinados da cidade, mas que a opção não se mostrou viável.

Apesar do cancelamento dos desfiles dos blocos de rua, a Prefeitura do Rio manterá os desfiles das escolas de samba, que acontecem na Marquês de Sapucaí.

Um dia antes da decisão do Rio de Janeiro, a prefeitura de Salvador, na segunda-feira, 3, confirmou a medida que já havia sido anunciada em dezembro pelo governador da Bahia, Rui Costa, e oficializou o cancelamento do carnaval de rua da capital. Antes da decisão oficial da prefeitura e do governo, representantes de alguns dos maiores blocos de rua de Salvador já haviam sinalizado que não participariam do Carnaval. O aumento dos casos de Covid-19 e, também, a circulação do novo vírus da Influenza, que vem gerando uma outra epidemia de gripe desde o fim do ano, foram determinantes para a decisão.

Na quarta-feira, 5, outras cidades também comunicaram a desistência da realização do Carnaval de rua. Olinda, que tem umas das festas mais tradicionais do Brasil, não terá desfiles. O mesmo acontecerá em Maceió e São Luiz.

Patrocínios
O carnaval de rua do Rio de Janeiro em 2022 seria produzido pela Dream Factory, agência que, há uma década, é responsável pela folia de rua na cidade. A empresa foi a única a apresentar uma proposta a RioTur para executar a organização dos desfiles pela capital. Para isso, a agência havia firmado patrocínio com a Ambev, patrocinadora histórica da folia carioca.

São Paulo e outras capitais
A cidade de São Paulo ainda não tomou uma decisão definitiva a respeito do carnaval de rua. Até o momento, o desfile dos blocos estão mantidos, mas a liberação da festa ainda passará pelo aval da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de São Paulo. A prefeitura da cidade prometeu dar uma resposta definitiva sobre a realização do Carnaval nesta quinta-feira, 6.

De acordo com a reportagem do G1, também já foram canceladas as festas de rua de Campo Grande, Cuiabá, Curitiba e Fortaleza. Outras diversas cidades também já comunicaram que deixaram a folia de lado neste ano em 2022.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira