NFL e ESPN ativam Super Bowl no Brasil

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NFL e ESPN ativam Super Bowl no Brasil

Agência oficial da liga no País, Effect Sport realiza ações digitais e no Rio de Janeiro, enquanto emissora dona dos direitos na TV fechada terá ações OOH e evento


9 de fevereiro de 2022 - 5h50

O Super Bowl deste ano acontece no próximo domingo, 13, com a disputa entre Los Angeles Rams e Cincinnati Bengals, no SoFi Stadium, em Los Angeles, nos Estados Unidos, com transmissão ao vivo na TV aberta pela RedeTV,  na TV por assinatura, pela ESPN, e no streaming Star+. Para aquecer o público brasileiro para o megaevento, a Effect Sport, agência oficial da NFL no Brasil, promove uma série de ações no cenário digital e off-line.

No YouTube da liga no Brasil, está lançando uma série de conteúdos exclusivos para os fãs do esporte. Na segunda-feira, 7, o jornalista Guilherme Beltrão recebeu o streamer Casimiro e, ao longo da semana, o canal receberá nomes como os cantores Felipe Araújo e Dudu Nobre, o jogador de futebol Willian Arão, e o kicker Cairo Santos, primeiro brasileiro a atuar na NFL.

Também ao longo da semana, o apresentador do canal da NFL Brasil, Raphão Martins, comanda a programação diária do canal no YouTube direto de Los Angeles. Na véspera do Super Bowl, sábado, 12, a NFL Brasil terá um programa comandado por mulheres, o Manas Night Footbal (MNF), com participação de Mia Mastrocolo, Tatiana Cazorla, Jacqueline Lima e Dani Germano.

Além da presença no digital, a NFL Brasil  realiza ações nas ruas do Rio de Janeiro.  Para promover o evento, jogadores de futebol americano uniformizados visitaram alguns pontos da cidade, divulgando o evento para o público.

 

Jogadores de futebol americano uniformizados visitaram alguns pontos da cidade do Rio de Janeiro para promover o Super Bowl (crédito: divulgação)

A ESPN, detentora dos direitos de transmissão da NFL na TV por assinatura no mercado brasileiro, também está realizando ações para promover o Super Bowl. Buscando atingir os fãs da modalidade, de sexta-feira, 11, até domingo, 13, dia do evento, a emissora fará uma ativação no Parque Villa Lobos, em São Paulo, composta de duas peças de mobiliário urbano com anúncio do Super Bowl. Porém, não será somente um out-of-home comum: a cada cinco minutos os jogadores que compõe a arte do mobiliário ganharão vida e um jogador lançará a bola para o outro fazer a recepção e o touchdown.

Além disso, no domingo do Super Bowl, a ESPN e Star+ promoverão um evento com a temática de Tail Gate, tradição criada pelos norte-americanos de fazer churrasco e esquentar o clima nos estacionamentos dos estádios para os jogos da NFL. A ativação terá a presença de Duzão, brasileiro que já jogou na pré-temporada da NFL, e dos artistas Mc Lipi, Bruno Martini, Projota e Fernandinho Beat Box, contando com cobertura do canal no Abre o Jogo e durante a partida.

Internacionalização da NFL
A partir deste ano, quando entrou em vigor o programa International Home Marketing Areas (IHMA), que deu permissão a 18 times explorarem 26 áreas, de oito diferentes países, nos âmbitos de marketing, engajamento de fãs e comercialização, a NFL começou a fortalecer seu plano de internacionalização. Pelos próximos cinco anos, as franquias poderão desenvolver ativações no mercado internacional, incluindo live marketing e digital, pacotes de patrocínio, eventos para fãs, venda de mercadorias e ações com outros esportes e propriedades de entretenimento. Os direitos do Brasil foram concedidos ao Miami Dolphins.

Damani Leech, Chief Operating Officer International da NFL, afirma que a base de fãs da liga começa nos clubes que o fandom se aprofunda quando os torcedores desenvolvem conexões mais fortes com times e jogadores. “Essa iniciativa permite que a NFL busque mais efetivamente seus esforços de crescimento de fãs de longo prazo, capacitando nossas equipes a desenvolver relacionamentos e pontos de contato significativos que não apenas aumentem o número de fãs da NFL no exterior, mas também aumentem a avidez dos fãs”, completa.

Embora o Miami ainda não tenha iniciado os projetos no Brasil, a NFL está representada no País, desde 2016, em parceria com a Effect Sport. A agência é responsável pelo gerenciamento e produção de conteúdo em português da liga nas redes sociais. Desde o início do trabalho, os perfis da NFL Brasil no Facebook, Instagram e Twitter acumulam 1,8 milhão de seguidores. “O conteúdo sempre é o primeiro passo. É a forma mais direta e eficiente de conectar com a audiência local”, ressalta Marcelo Lazoski de Paiva, head of marketing & communications da Effect Sport.

A agência foi a responsável pela negociação com a RedeTV, para os direitos de transmissão do Super Bowl deste ano para a TV aberta, inclusive o Pepsi Halftime Show. “Temos certeza da força do esporte e de como a parceria com a NFL, uma das maiores propriedades mundiais, pode contribuir para gerar tração, engajamento e resultado para nossos clientes parceiros”, conta Amilcare Dallevo Neto, head of sales and value creation da RedeTV, sem detalhar valores e cotas de patrocínio. Até então, o Super Bowl era exibido no Brasil apenas na TV paga, pela ESPN. Em 2012, o Esporte Interativo exibiu a final da NFL no sinal aberto. Antes disso, no início da década de 1990, a Band chegou a exibir o Super Bowl na TV aberta em formato de compacto.

**Crédito da imagem no topo: Divulgação

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