Projeto da AKQA para Oriba ensina a fazer camiseta de algodão sustentável

Buscar

Projeto da AKQA para Oriba ensina a fazer camiseta de algodão sustentável

Buscar
Publicidade

Marketing

Projeto da AKQA para Oriba ensina a fazer camiseta de algodão sustentável

Campanha "Traje Terra" ironiza aventuras espaciais de milionários e homenageia cultura tradicional paraibana


1 de abril de 2022 - 15h02

A campanha foca também no fomento à produção do algodão orgânico brasileiro (Crédito: Divulgação)

A Oriba, marca paulista de slow fashion, junto à indústria de tecido Cataguases e a malharia catarinense Dalila, lança campanha “Traje Terrestre”: uma linha de camisetas feitas com algodão 100% orgânico coletado na Paraíba, com fabricação sustentável open source. O lucro das vendas do produto será doado para a Associação das Labirinteiras de Chã dos Pereiras, no estado nordestino.

Com publicação de vídeo manifesto e documentário sobre a plantação de algodão paraibana, a campanha traça um paralelo entre os trajes espaciais caríssimos utilizados por bilionários como Jeff Bezos e Elon Musk e as camisetas brancas de algodão, o pedaço de tecido mais utilizado no mundo e que pode ser cultivado de forma a preservar o planeta. A criação é da AKQA e a produção é da Magma.

A nova linha de camisetas também incentiva a fabricação “open source”: no site, é possível encontrar o passo a passo para fabricar a própria peça. A intenção da marca é que outras empresas adotem iniciativas similares.

A campanha foca também o fomento à produção do algodão orgânico brasileiro. O material utilizado é cultivado por agricultores familiares no interior da Paraíba com sementes orgânicas, não transgênicas e sem o uso de fertilizantes químicos e pesticidas tóxicos. A colheita também será feita à mão para garantir a qualidade da fibra e para a preservação da terra.

O processo de manufatura da peça é feito em cadeia certificada e com produção vertical transparente e auditável pelas empresas Cataguases (fiação), Dalila (tecelagem) e Sea Protection (confecção).

Publicidade

Compartilhe

Veja também