Marketing
Com alta de 12,5%, turismo em SP é impulsionado por eventos presenciais
Passagens aéreas mais caras devem fomentar viagens para o interior do estado, diz FecomercioSP
Com alta de 12,5%, turismo em SP é impulsionado por eventos presenciais
BuscarCom alta de 12,5%, turismo em SP é impulsionado por eventos presenciais
BuscarPassagens aéreas mais caras devem fomentar viagens para o interior do estado, diz FecomercioSP
Caio Fulgêncio
31 de maio de 2022 - 6h00
A volta de grandes eventos presenciais – como o Festival Lollapalooza e os dias de carnaval – impulsionou o crescimento do turismo na cidade de São Paulo em março, conforme estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FecomercioSP). O Índice Mensal de Atividade do Turismo (Imat), calculado em parceria com a SPTuris, apontou alta de 12,5% no setor em comparação com fevereiro.
Após quedas consecutivas no primeiro bimestre, foi a primeira vez no ano em que houve elevação no indicador. Em relação ao mesmo período de 2021, quando o país enfrentava os impactos da segunda onda da Covid-19, o crescimento do turismo chegou a 88%. O levantamento é o mais recente divulgado pela federação.
No índice de março, a ocupação hoteleira foi o destaque, com salto de 67,1% no mês pesquisado, seguida pela movimentação das rodoviárias (alta de 24,1%). Mais de 1 milhão de passageiros passaram pelos terminais da cidade – quase 600 mil a mais do que março do ano passado.
De acordo com os dados, os aeroportos de São Paulo receberam 3,9 milhões de passageiros, um aumento de 16,3% em relação a fevereiro deste ano. Além dos eventos, de acordo com o assessor técnico do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Guilherme Dietze, o turismo de negócios, que ganhou força em março com a flexibilização das restrições sanitárias, é uma característica importante na cidade.
“O turismo está se recuperando em todo o Brasil. Lazer ou negócios, há uma gama de pessoas que usufruem dos aeroportos e, com isso, fomentam a gastronomia, a hotelaria, sem esquecer do chamado turismo de saúde – das pessoas fazem tratamentos. Por São Paulo já ter estrutura, a retomada acaba sendo mais fácil. Malha aérea, rodoviária intermunicipal e estadual já foram retomadas”, avalia.
Para o especialista, como no contexto nacional, existe demanda reprimida de pessoas que esperaram a redução no número de casos de Covid-19 para planejarem viagens. No entanto, neste momento, a alta dos preços das passagens aéreas deve direcionar muita gente a escolher outras opções destinos, como o interior do estado, favorecendo o turismo local. Dietze acredita que, com a chegada das férias do meio e do final do ano, as famílias não vão desistir de viajar.
“Ao invés de viajar de avião, muitas pessoas estão optando por ir para o interior, seja em São Paulo ou Minas Gerais. Há uma demanda reprimida de pessoas que guardaram dinheiro ao longo da pandemia e que querem viajar. Muitos devem manter o tempo de viagem, mas indo para destinos mais próximos e existem aqueles vão para os lugares mais caros e passarão menos dias”, explica.
No estado todo, ainda conforme o assessor técnico, a estimativa é que o turismo alcance os patamares econômicos pré-pandêmicos ainda no segundo semestre do ano. No interior, grandes eventos, como a Festa do Peão de Barretos, já estão exigindo 100% da indústria hoteleira.
“Os eventos no interior estão com demanda total e a tendência é que a taxa de ocupação de hotéis e o faturamento já voltem para o que era antes da pandemia. Chegou o momento de recuperação, por mais que existam problemas, como a inflação e o crédito mais caro. Acho que precisamos olhar o lado positivo. Tem espaço para crescimento, as pessoas querem sair de casa”, finaliza.
Compartilhe
Veja também
CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates
Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria
Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais
Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras