Os processos de modernização da marca Miss Universo

Buscar

Os processos de modernização da marca Miss Universo

Buscar
Publicidade

Marketing

Os processos de modernização da marca Miss Universo

Com 70 anos de trajetória, concurso internacional de beleza mira nas redes sociais e em nova visão feminina para renovar propósitos


29 de junho de 2022 - 14h06

Por Parker Herren, do Ad Age

Reposicionar a imagem de uma marca não é uma tarefa fácil, especialmente quando seu legado é tão volátil como tem sido o da Organização Miss Universo nas últimas sete décadas. Conhecida pelos tradicionais concursos de beleza, a marca agora está buscando uma nova posição que vá além dos belos vestidos de gala e trajes de banho, colocando mais foco em sua filantropia e nos trabalhos que realiza ao longo de todo o ano. Para isso, a organização está utilizando fandoms, construindo comunidades nas mídias digitais e experimentando até o metaverso.

 

(Crédito: Reprodução/Twiiter)

Esses esforços estão sendo conduzidos pela nova CEO da organização, Amy Emmerich, que se juntou à companhia em fevereiro, para ser a primeira chief executive officer da empresa em 20 anos. Emmerich, que antes foi presidente global e chief content officer da Refinery29, tem um histórico de projetos com comentários políticos ousados. Entre seus trabalhos estão os documentários “Como a Proibição do Aborto Mudaria a Vida das Mulheres” e “Como essa ex-noiva infantil falou no Paquistão”, que parecem estar em contraste com a mensagem de paz mundial do Miss Universo e de suas belas rainhas.

Para começar, Emmerich está mudando o slogan global do Miss Universo para “confiantemente linda”, para refletir a evolução das expectativas da sociedade que as mulheres vêm vivenciando desde 1952.

“Cheguei e alguns homens me disseram ‘Você vai transformar o Miss Universo em uma plataforma de empoderamento. Respondi que não, não vou. Vocês já olharam para todo o projeto? Isso já está lá”, declarou a CEO. “Tudo é a maneira como se conta a história daquilo”, diz.

Uma das formas pelas quais a Organização Miss Universo planeja iniciar a expansão de seu alcance cultural é aproveitar o poder do fandom. A organização já tem uma pegada social substancial – são quase 23,3 milhões de seguidores, em todas as plataformas. Mas Emmerich vê esse potencial de seguidores ainda pouco explorado e que antes a organização não tinha foco em desenvolver esse fandom.

 

Mas em muitos casos, meros números não são suficientes. Margot Mifflin, autora de “Looking for Miss America: a Pageant’s 100-Year Quest Define Womanhood”, disse que provar o valor dos concursos de beleza na era atual “será muito difícil porque as pessoas não precisam de uma plataforma para apresentar a beleza já que elas têm as mídias sociais”.

“Há tantas formas para as mulheres construírem audiências direcionadas aquilo que desejam alcançar. E o apelo disso, o glamour isso, é meio antiquado nesse momento, especialmente com os vestidos e maiôs”, declara Mifflin, apesar de pontuar que a vantagem do Miss Universo em relação a outros concursos de beleza é o alcance internacional.

Por isso que Emmerich tem planos abrangentes de criar um universo de conteúdo de entretenimento além do evento anual – com séries, documentários e filmes. Paula Shugart, que presidiu a Organização Mis Universo por quase 25 anos, já deu início ao desenvolvimento de uma série que ela descreve como a combinação de “Cheer”, da Netflix, Fórmula 1 e Anthony Bourdain. Ela imagina que a série apresentaria e seguiria cada uma das 90 competidoras do Miss Universo até a transmissão oficial do evento.

“É sobre isso que temos conversado: uma vez que as pessoas possam se relacionar, elas mudarão o escopo de apenas três horas de transmissão da competição”, declarou Shugart.

Outras ideias incluem um documentário sobre a história do concurso de beleza, as dificuldades e responsabilidades que acompanham o papel da Miss Universo e até mesmo uma comédia romântica sobre uma ex-vencedora que aparentemente conheceu seu parceiro pelo TikTok um mês antes de ganhar a coroa.

A transmissão anual do Miss Universo vai ao ar pela Fox, nos Estados Unidos, e também no canal hispânico Telemundo. A data da edição de 2022 ainda não foi divulgada. Em 2021, o Miss Universo atraiu uma audiência de 2,7 milhões de pessoas para a Fox, menos do que os 3,8 milhões de espectadores de 2019, a última vez em que o evento foi realizado presencialmente, após a pandemia. A transmissão também atraiu 1,5 milhão de espectadores ao Telemundo. Assim como vem acontecendo com praticamente todos os eventos transmitidos ao vivo, a audiência anual do Miss Universo vem diminuindo. Mas o desafio maior, nesse caso, está na imagem do produto.

Emmerich se referiu a algumas maneiras como a imprensa e alguns dos ex-donos da organização – entre eles Donald Trump, que foi proprietário do Miss Universo de 1996 a 2015 – perpetuaram uma imagem controversa do concurso de beleza. No entanto, ela não acredita que seja tarde demais para mudar a imagem. Até mesmo o novo slogan do Miss Universe é um pequeno começo para um futuro moldado por um olhar feminino e com novos valores. “Era uma vez um concurso que era sobre aquilo que achávamos que era beleza. Mas, de verdade, todos nós agora agora sabemos que a beleza está em todas as formas e tamanhos e o que importa é a maneira como você se comporá. Isso é a confiança”, diz.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras