Ibope confirma Facebook a frente do Orkut

Buscar

Mídia

Publicidade

Ibope confirma Facebook a frente do Orkut

Relatório do instituto de pesquisa aponta que rede de Mark Zuckerberg já possui 30,9 milhões de brasileiros cadastrados; Orkut tem 29 milhões


12 de setembro de 2011 - 9h28

Aquilo que grande parte dos internautas brasileiros já havia notado e que foi divulgado na imprensa na semana passada pela revista IstoÉ Dinheiro – mas, a ocasião, sem a confirmação definitiva do instituto responsável – foi, finalmente, oficializado pelo Ibope Nielsen Online: o Facebook, no Brasil, já possui mais usuários do que o Orkut.

De acordo com o relatório, foi em agosto que a rede social de Mark Zuckerberg derrubou a hegemonia do Orkut, a rede social queridinha dos brasileiros há alguns anos. Segundo o Ibope, no final do mês passado, o Facebook contabilizava um total de 30,9 milhões de usuários únicos (o que correspondia a 68,2% dos internautas que, no período, acessaram a internet de forma frequente, de sua residência ou do trabalho). Enquanto isso, o Orkut registrou 29 milhões de usuários únicos (o equivalente a 64% do total de internautas do País).

Revelar a audiência de determinados sites ou redes sociais não é uma prática usual do Ibope Nielsen Online. A divulgação do total de usuários do Facebook e do Orkut aconteceu justamente por conta da informação, antecipada pela revista IstoÉ Dinheiro, da nova configuração das redes sociais do Brasil. No próprio relatório, o Ibope Nielsen Online ressalta que a revelação da audiência teve caráter excepcional.

Além de Facebook e Orkut, o Twitter também apresentou bons números para o mercado brasileiro. Em agosto, o microblog registrava um total de 14,2 milhões de usuários únicos (31,3%) dos internautas ativos do País.

Mais de 77 milhões de conectados

Como faz regularmente, o Ibope Nielsen Online também divulgou o universo de internautas do País. Segundo o relatório, no segundo trimestre do ano, o Brasil contava com 77,8 milhões de pessoas com acesso a internet (seja em casa, trabalho, lan-houses, escolas ou outros locais), um número 5,5% superior ao do segundo trimestre de 2010 e 20% maior do que o igual período de 2009. 

Desse total, 61,2 milhões de pessoas acessam a web regularmente, de sua casa ou de seu local de trabalho. O tempo de navegação dos brasileiros também cresceu 6,4% em agosto – em comparação com o mês anterior, julho. No mês, cada internauta do País navegou, em média, 69 horas. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”