Jovens trocam de mídia 27 vezes por hora

Buscar

Jovens trocam de mídia 27 vezes por hora

Buscar
Publicidade

Mídia

Jovens trocam de mídia 27 vezes por hora

Estudo feito nos Estados Unidos pela Time Warner mostra que a geração que nasceu na era digital é totalmente dispersa e ?infiel? no consumo de conteúdo através das telas


9 de abril de 2012 - 12h23

A notícia não é boa para os anunciantes. Os jovens nativos da era digital – que tem, em média, 20 anos de idade – trocam constantemente de mídia, desviando a atenção para aquilo que acham ser mais interessante em questão de segundos.

Um estudo recente sobre consumo de mídia, encomendado pela Time Warner, com o apoio da Research Boston Innerscope, nos Estados Unidos, apontou que, em um intervalo de uma hora, os jovens trocam de mídia (do computador para o smartphone, para o tablet, TV, celular, vídeo game e outras telas) cerca de 27 vezes. Para esse resultado foram consideradas todas as vezes que os jovens deixam de prestar a atenção em uma determinada leitura ou imagem e direcionam-se para outra em um momento de lazer.

Esse alto grau de dispersão é bem maior entre os jovens que já nasceram na era digital do que entre as pessoas chamadas de imigrantes digitais (consumidores um pouco mais velhos, que foram habituados a consumir as “velhas” mídia, como TV, rádios e jornais e hoje já incluíram as plataformas digitais em sua rotina). Esse segundo grupo, de acordo com a pesquisa, troca de mídia uma média de 17 vezes por hora. Ou seja, os nativos digitais tem um potencial de dispersão 35% maior do que aqueles que foram acostumados com as mídias mais antigas.

Embora tenha sido feito com uma amostra muito pequena (somente 30 entrevistados) o estudo tem muita importância para a Time Warner no sentido de traçar um panorama fiel do estilo de seus espectadores e para tentar criar estratégias para reter sua atenção. Em uma primeira leitura, os dados são preocupantes para o mercado publicitário, pois retratam a dispersão e a pouca atenção dada pelos espectadores aos comerciais e as inserções publicitárias feitas em cada uma das mídias.

Por outro lado, a pesquisa pode servir como um ponto de partida para a elaboração de outros tipos de estratégias de aproximação das marcas com os consumidores que, justamente pelo fato de não se fixarem em um único canal, tendem a se prender a um conteúdo que consiga envolve-los e se mostre interessante.  

Com informações do Advertising Age.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também