Morre o apresentador Fernando Faro

Buscar
Publicidade

Mídia

Morre o apresentador Fernando Faro

O criador e diretor do programa Ensaio, da TV Cultura, faleceu neste domingo, 24, aos 88 anos


25 de abril de 2016 - 15h41

Fernando-Faro-(Luciano-Piva)

Criador e diretor do programa Ensaio, da TV Cultura, Fernando Faro faleceu aos 88 anos (Foto: Divulgação/Luciano-Piva)

O apresentador Fernando Faro faleceu na noite deste domingo, 24, aos 88 anos, em decorrência de uma infecção pulmonar. Criador e diretor do programa Ensaio, da TV Cultura, Faro esteve à frente da atração por 26 anos, até ser internado em janeiro. Em sua carreira produziu cerca de 700 programas, que transformaram o Ensaio em um marco para a TV aberta ao mesclar entrevistas com artistas e performances ao vivo.

Faro começou sua carreira em 1949, quando desistiu da faculdade de direito, que cursava no Largo São Francisco, para dedicar-se ao jornalismo. Trabalhou como repórter no jornal A Noite e no Jornal São Paulo. Em 1951, já na TV Paulista, começou a dirigir programas e escrever teleteatros. Na década de 1960, na extinta TV Tupi, começou a produzir musicais, como o Hora da Bossa. Depois, virou produtor de shows de artistas como Ney Matogrosso, Dorival Caymmi e Gal Costa. Foi nessa época que ganhou o apelido Baixo, que se tornou uma marca.

O diretor musical também trabalhou em agências de publicidade e realizou Festival Universitário, o Festival de Música Popular e o Festival da Viola. Quando criou o Ensaio, em 1969, apresentou uma nova linguagem para musicais, que foca totalmente no entrevistado. Entre 1972 e 1975, a atração foi chamada de MPB Especial e em 1990 voltou a usar o nome original.

Faro, que estava internado no Hospital Oswaldo Cruz, será enterrado nesta segunda-feira, 25, no Cemitério do Araçá. Ele deixa três filhos, Maria Luiza, Maria Fernanda e Lucas, e duas netas.
O legado de Faro
Para homenagear Faro, nesta quinta-feira, 25, a TV Cultura exibirá o musical Faro 80 – O Show e o documentário Faro 80, ambos produzidos em 2007, quando o diretor completou oito décadas de vida. Os programas irão ao ar às 20h e às 23h30, respectivamente.

Publicidade

Compartilhe

Veja também