É o começo do fim da TV analógica

Buscar
Publicidade

Mídia

É o começo do fim da TV analógica

Após testes no início do ano, o projeto do switch off brasileiro começa de fato nesta semana


25 de outubro de 2016 - 11h46

Está previsto para iniciar nesta quarta-feira, 26, o desligamento do sinal de TV analógica em Brasília e nove cidades do entorno do Distrito Federal. Se tudo ocorrer como planejado, será a primeira região a passar pelo processo depois dos testes em Rio Verde (GO), em fevereiro deste ano.

(Crédito: Fotolia)

(Crédito: Fotolia)

A exigência do Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) é de que pelo menos 90% dos domicílios na região já recebam sinal digital para que possa ser realizado o desligamento do analógico. Os dados mais atuais apontam que 89% dos moradores a região já fizeram a conversão.

A diferença entre o mínimo estabelecido pelo Gired e a situação real do município provoca discordâncias entre as empresas de radiodifusão e as telecoms. As emissoras de televisão tendem a ser mais reticentes em perder parte da audiência que ainda não fez a migração; enquanto as operadoras de telefonia estão ansiosas em usar a faixa de 700 MHz, atualmente com o sinal analógico, para ampliar o 4G.

Esse impasse teria provocado um debate no governo pelo adiamento de mais dez dias no prazo de desligamento. As telecoms defendem que o processo traria um passivo de desconfiança para o processo do switch off. Segundo comunicado oficial da Anatel, o prazo começa nesta quarta e se estende até 17 de novembro.

Dessa forma, 25 canais de radiodifusão, 13 geradoras e 12 retransmissoras serão impactadas. Além de Brasília, as cidades de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás devem iniciar o desligamento nesta semana. Será a primeira (e única) região metropolitana a receber somente sinal digital em 2016. Segundo o calendário estipulado pelo Ministério das Comunicações, capitais e respectivas áreas metropolitanas da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória) e de Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza deverão desligar o sinal analógico no ano que vem, entre outros municípios do interior paulista e do Nordeste. Em 2018 será a vez das capitais das regiões Sul, Centro-Oeste e Norte. O prazo final para o switch off de todo o País é 2023.

Segundo pesquisa da Kantar Ibope Media, até o dia 20 de setembro, 23% dos domicílios dos 15 mercados pesquisados regulamente na medição de audiência não tinham televisor convertido ou com receptor digital. Outro relatório, o Levantamento Socioeconômico da GfK para seu painel de televisão, aponta que cerca de 35% dos televisores brasileiros eram de tubo em 2015 — o dado é ilustrativo, já que uma antena para recepção de sinal digital pode ser instalada nesses aparelhos. Além dos televisores mais modernos, já preparados para a recepção do sinal digital, aparelhos antigos podem receber uma antena conversora. Domicílios com pessoas inscritas em programas sociais como Bolsa Família podem adquirir adaptadores gratuitamente.

Atualizado às 10h12 de 26 de outubro.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    Plataforma convida usuários a postarem conteúdo sobre o festival; os autores dos mais criativos ganharão ingressos para o evento

  • Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Com o comunicado, o Instagram anuncia também stories com teasers para não-assinantes e outras ferramentas em fase de testes