Revista Claudia quer mudar leis em prol das mulheres

Buscar

Revista Claudia quer mudar leis em prol das mulheres

Buscar
Publicidade

Mídia

Revista Claudia quer mudar leis em prol das mulheres

Editora Abril produz dossiê para elencar mudanças na legislação que colaborariam com a equidade


23 de maio de 2017 - 11h50

Dossiê foi publicado na edição de maio na publicação (Crédito: Divulgação)

Após mais de cinco décadas abordando a posição da mulher na sociedade, a revista Claudia, da Abril, decidiu tratar do assunto não somente do ponto de vista editorial e agir, de forma prática, em prol da melhoria da condição de vida das mulheres.

A equipe da publicação passou os últimos meses ouvindo mais de 30 especialistas em legislação, comportamento, saúde e trabalho para elaborar um material diferente daquele contido em suas páginas mensais. As entrevistas e pesquisas foram reunidas em um dossiê chamado “A Reforma das Mulheres”, que detalha medidas legais que precisariam ser criadas, modificadas ou ampliadas para que a equidade de gênero no Brasil deixe de ser um planejamento distante.

“Embora toda essa temática feminina já esteja em alta há algum tempo, as discussões sobre a reforma da Previdência proposta pelo governo e as diferenças para as aposentadorias de homens e mulheres trouxeram à tona que a equidade está longe de ser garantida por lei. O fato de a mulher se aposentar antes que o homem se deve a uma série de fatores sociais que já a coloca em uma posição desigual”, afirma Paula Mageste, diretora das publicações femininas da Editora Abril.

O dossiê ressalta pesquisas sobre hábitos, comportamentos e condição das brasileiras em relação a seis temas: família, trabalho, saúde, violência, educação e política. Para cada um, a revista Claudia mapeou, com o apoio de especialistas, projetos de leis que poderiam colaborar para diminuir a desigualdade. “Um exemplo dessas mudanças que pleiteamos é em relação à extensão da licença-maternidade aos homens. Quando se atribui exclusivamente à mulher a responsabilidade integral do filho, já se cria uma enorme desvantagem a ela, em âmbito profissional’, argumenta Paula.

Após a publicação do dossiê – junto com a edição de maio de Claudia – a editora está tentando levar o tema ao Congresso Nacional, em brasileira. Diretoras da Abril estão fazendo visitas à capital federal para apresentar o dossiê a deputados e senadores. “Sabemos que Brasília vive um período muito turbulento, mas queremos que os políticos tomem conhecimento da Reforma”, diz.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura