Live: o novo desafio das marcas

Buscar
Publicidade

Mídia

Live: o novo desafio das marcas

Conteúdo ao vivo ganha destaque nas estratégias de anunciantes e agências apesar das incertezas sobre relevância, linguagem e abordagem


22 de junho de 2017 - 11h37

A opção de live já está no Facebook, no Instagram, no YouTube, tem o Periscope e outras dezenas de plataformas especializadas. Independentemente da forma de distribuição, o formato vem sendo cada vez mais considerado pelas marcas. Com a facilidade de transmissão e custos baixos de produção, surgem os desafios relacionados à linguagem e conteúdo adequado.

 

Debate realizado por agências e anunciantes sobre a importância do ao vivo

O tema foi debate na tarde desta quarta-feira, 21, em um evento promovido pela Everstream, produtora especializada em conteúdo ao vivo. “As pessoas vivem em telas e as tecnologias se reinventaram. Isso abriu caminho para que o ao vivo e outras tecnologias como a realidade virtual ganhassem força”, diz Tadeu Jungle, diretor da Academia de Filmes.

Segundo Tadeu, a Realidade Virtual vive uma nova fase relacionada ao conteúdo ao vivo. “A incorporação do ao vivo na plataforma VR é cada vez mais possível. Já existem startups desenvolvendo kits de transmissão 4K para ao vivo no VR”, conta Jungle. De acordo com Eduardo Bruschi Cardoso, responsávelm pelos projetos digitais da AlmapBBDO, a produção digital em vídeo para redes sociais é uma área em desenvolvimento na agência e que vem sendo responsável por experimentos em conteúdo. “O engajamento e a interação têm sido fundamental para justificar a importância do conteúdo ao vivo”, diz Eduardo.

 

Transmissão da Reserva feita do SPFW

“Para uma construtora, fazer o ao vivo foi algo polêmico. É um segmento conservador e com um produto bem complexo. Para fazermos o ao vivo demandou um desafio muito grande de mudança de mentalidade”, diz Helga Junqueira, responsável pelo marketing da Even. Segundo ela, o live foi uma forma de mudar a mentalidade da empresa, mas também trouxe muitos desafios e questionamentos. “O ao vivo demanda improviso, saber lidar com o inesperado e a capacidade de controlar situações”, diz Helga.

Robinson Friede, head de marketing digital da Reserva, conta que foi para a empresa montar uma área de experimento de linguagem e entende que o live possui todos os elementos de força do ambiente digital. “Desenvolvemos nossa transmissão para o SPFW ao vivo neste ano, foi algo importante porque estávamos voltando ao evento e o live foi fundamental para trabalharmos com engajamento. O mais importante nisso foi a possibilidade de interligar o live com nosso e-commerce e nossas outras redes gerando engajamento e convertendo em vendas”, diz Robinson .

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura