Terra fecha operação em sete países, mas mantém Brasil

Buscar

Terra fecha operação em sete países, mas mantém Brasil

Buscar
Publicidade

Mídia

Terra fecha operação em sete países, mas mantém Brasil

A partir desta sexta-feira, 30, empresa desativa seus portais em sete países de língua hispânica


29 de junho de 2017 - 10h25

A partir da próxima sexta-feira, 30, os portais Terra em sete países, dentre, eles, Espanha, Chile, México e Argentina, deixarão de operar. Um comunicado emitido no site do Terra Espanha também afirma que o Terra Mail encerrará suas atividades. Ainda não há previsão para que o mesmo ocorra com a operação brasileira que segue operando. Oficialmente, o Terra Brasil não comentou o assunto.

Fontes consultadas por Meio & Mensagem confirmaram que o mercado já esperava esse desligamento em outros países e que o principal motivo de isso não ocorrer no Brasil está relacionado a outros negócios que a empresa mantém por aqui além da produção e curadoria de conteúdo.

Ainda que os portais de notícias deixem de existir, em alguns mercados a empresa segue com serviços como hospedagem, manutenção de sites e estrutura para pequenas e médias empresas. O grupo Terra Networks foi criado na Espanha em 1999 e, em 2000, veio ao Brasil após o Grupo Telefónica ter comprado as operações do antigo portal ZAZ.

Reestruturações e cortes

Em agosto de 2015, em entrevista ao Meio & Mensagem, Paulo Castro, então CEO global do Terra, justificou uma drástica redução de equipe e reforma nos métodos editorial e comercial. Na ocasião, a empresa iniciou uma nova fase com “mais curadoria e menos produção de conteúdo.”

“É uma resposta nossa às mudanças do mercado”, afirmou Castro. “É uma mudança estrutural, não é conjuntural, não tem necessariamente a ver com a economia. Sentimos há alguns anos que o mercado estava indo para as plataformas e tecnologias e menos para o produtor e distribuidor de conteúdo”, disse.

Foi a última grande reestruturação do Terra que incluiu o encerramento de suas operações editoriais em Porto Alegre e Brasília e o fechamento total da sucursal do Rio de Janeiro. Na ocasião, circulou a notícia de um corte de 150 pessoas das áreas editorial, de publicidade e tecnologia.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura