Cresce mídia digital independente na América Latina

Buscar

Cresce mídia digital independente na América Latina

Buscar
Publicidade

Mídia

Cresce mídia digital independente na América Latina

Veículos que buscam uma melhor gestão pública e combate à corrupção são alvos de violência ou ameaças, em decorrência de suas reportagens


21 de julho de 2017 - 16h43

(Crédito: reprodução)

Melhor gestão pública e combate à corrupção são temas veementemente abordados por diversas mídias digitais e independentes da América Latina. Mais da metade (66%) dos veículos produziram histórias publicadas pela imprensa internacional e 72% pelos veículos do seu país de origem. Como exemplo deste primeiro grupo está o artigo “The Phony Businesses of Veracruz”, de Animal Político, usado pela Associated Press e The Guardian e responsável por promover uma investigação completa pelo governo mexicano, que encontrou milhões de dólares e diversas contas bancárias ligadas ao Javier Duarte, ex-governador de Veracruz.

Estes dados são do estudo Ponto de Inflexão, publicado pela organização sem fins lucrativos de apoio a jornalistas empreendedores SembraMedia, em parceria com a empresa filantrópica Omidyar Network. A pesquisa analisou 100 startups de jornalismo digital – que variam entre pequenos projetos de voluntários voltados para nichos de público e organizações jornalísticas –, encontrados na Argentina, Brasil, Colômbia e México.

Para Janine Warner, co-fundadora de SembraMedia, os empreendedores da mídia digital estão transformando o modo como o jornalismo é conduzido na região. “Eles geram mudança, promovendo leis mais adequadas, defendendo os direitos humanos, expondo a corrupção e combatendo o abuso de poder. Estão determinados a produzir notícias independentes, em países extremamente polarizados – e muitos deles estão pagando um alto preço por isso”, disse a profissional, em nota.

Das organizações pesquisadas, 45% foram alvo de violência ou ameaças em decorrência de suas reportagens e 20% sentiram-se obrigadas a modificar seu estilo jornalístico. Segundo a pesquisa, o Congresso em Foco, do Brasil, enfrentou 50 processos por uma matéria a respeito dos super salários ilegais de representante do governo. Metade dos veículos sofreram cyber-ataques e 25% perderam patrocínios publicitários em razão de tópicos trabalhamos pela organização.

De acordo com os dados de Pontos de Inflexão, 441 sites de mídia digital independente foram fundados, a partir de 2006, representando uma média de 44 novas organizações por ano

Entre os empreendimentos analisados, 70% começaram seus negócios com menos de US$ 10 mil e, hoje, 12% faturam anualmente algo igual ou superior a US$ 500 mil. De acordo com os dados de Pontos de Inflexão, 441 sites de mídia digital independente foram fundados, a partir de 2006, representando uma média de 44 novas organizações por ano. “Depois de passar anos trabalhando com jornalistas empreendedores na América Latina, sabia que o trabalho deles vinha ganhando importância, mas não tinha me dado conta do impacto que eles estavam causando”, falou Janine Warner.

Ao todo 55% conquistaram prêmios de jornalismo humanitário, pelo seu trabalho. O Connectas (Colômbia) e o Aristegui Noticias (México), que venceram o Prêmio Pulitzer pela investigação sobre os Panama Papers, são um exemplo disto.

Como crescer e impactar

Proteção, profissionalismo e parceria foram os requisitos, levantados pela relatório, como os principais para permitirem o acender destas organizações e um impacto maior de suas atividades. No primeiro tópico, a SembraMedia e a Omidyar Network sugerem que patrocinadores e investidores podem apoiar financeiramente e legalmente os veículos, com o intuito de evitarem ataques e conseguirem rebatê-los. No segundo, expansão de trabalho, garantia de independência e segurança contra eventuais sanções econômicas mostram modelos de negócios e empreendimentos mais fortes. Por fim, as parcerias auxiliariam organizações a ampliar suas divulgações e promoverem seus conteúdos.

“A amplitude, profundidade e escala dos desafios à democracia, à transparência e à prestação de contas encontrados por toda a região são muito preocupantes. Por isso, o papel da mídia independente nunca foi tão imprescindível”, explicou Felipe Estefan, chefe de investimentos da Omidyar Network. “Os patrocinadores, os investidores e a sociedade civil devem apoiar essas organizações para assegurar que continuem aptas a provocar um impacto real, desenvolver empreendimentos sustentáveis e atuar como modelos inspiradores para os demais, por toda a América Latina e no mundo”, acrescentou ele.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital