A última da Netflix é sobre como tratar pirataria

Buscar

A última da Netflix é sobre como tratar pirataria

Buscar
Publicidade

Mídia

A última da Netflix é sobre como tratar pirataria

Empresa enviou carta inusitada a um bar de Chicago que utilizou os elementos de Stranger Things sem autorização


22 de setembro de 2017 - 8h51

Pirataria é um dos maiores desafios no mercado de licenciamentos. Com muita frequência e em uma velocidade incrível personagens são utilizados de forma ilegal. Bares, restaurantes e lanchonetes não fogem à regra e, volta e meia, aparecem com decorações que remetem ao universo Star Wars e Marvel sem a autorização necessária e o devido pagamento de royalties.

 

Decoração do bar com elementos de Stranger Things

Se a prática comum neste caso é processar ou acionar juridicamente os usuários ilegais de personagens e temáticas, a Netflix decidiu fazer o contrário. A empresa enviou uma carta ao The Upside Down, um bar de Chicago inspirado na série Stranger Things. Ao tomar conhecimento de que os proprietários estavam aproveitando os elementos da série como maior valor agregado na decoração e até no cardápio, a empresa enviou uma carta.

De forma descontraída, a Netflix alerta sobre o uso ilegal dos personagens. “Soubemos que vocês lançaram um bar pop-up de Stranger Things no seu estabelecimento na Logan Square. Olha, eu não quero que pensem que somos estraga-prazeres, e adoramos o quanto vocês curtem a série (espere só até ver a 2ª temporada!). Mas a não ser que eu esteja no Mundo Invertido, não nos recordamos de ter feito um acordo com vocês para esse bar.”

Posteriormente, a empresa fala sobre uma eventual consequência e uma possível solução. “Vocês obviamente são do tipo criativo, então tenho certeza que entendem o quanto é importante para nós que tenhamos controle sobre como nossos fãs encontram os mundos que nós construímos. Não vamos dar uma de total Dr. Brenner em cima de vocês, mas pedimos que vocês por favor: não estendam o período do bar além das 6 semanas planejadas, terminando em setembro, e contatem a gente para permissão se planejarem fazer algo do tipo de novo”

A Netflix finaliza a carta fazendo referência a série: “amamos nossos fãs mais que tudo, mas vocês deveriam saber que o Demogorgon nem sempre é tão complacente assim. Então por favor não nos faça ter que ligar para as suas mães. “

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Netflix: 40% dos novos assinantes escolhem versão com publicidade

    Netflix: 40% dos novos assinantes escolhem versão com publicidade

    Plataforma de streaming adicionou 9,3 milhões de clientes a sua base no primeiro trimestre de 2024

  • Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Carsten Rauh, head de native sales da Microsoft para EMEA e LATAM, comenta a oferta de soluções a agências e anunciantes e hábitos da audiência no Brasil