Mídia
Aos 18 anos, RedeTV visa atuação multiplataforma
Com a construção de estúdios exclusivo para atrações digitais, emissora procura se posicionar como uma produtora de conteúdo para diversas telas
Aos 18 anos, RedeTV visa atuação multiplataforma
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Bárbara Sacchitiello
23 de novembro de 2017 - 11h45
Assim como a maioria dos jovens que chegam à fase adulta, a RedeTV reconhece que a maior parte de seu passado foi permeada por ajustes, experimentos e aprendizados. Erguida sobre os destroços ainda frescos da extinta Rede Manchete, a emissora, que completa 18 anos neste mês, acredita que as dores e percalços do crescimento foram essenciais para que ela inicie a jornada adulta com um propósito de não ser mais um canal televisivo, mas sim uma plataforma de comunicação multimídia.
Desde o dia 15 de novembro de 1999, quando foi ao ar a primeira transmissão da emissora, os sócios do canal procuraram algo que sempre acreditaram que seria o único diferencial possível para atuar em um cenário de extrema competitividade como o da TV aberta: o investimento contínuo em tecnologia. “Essa inclinação da RedeTV para a tecnologia nunca foi discurso. Sempre procuramos manter a vanguarda. Fomos a primeira emissora aberta do Brasil a transmitir 100% em HD e fomos, também, a primeira rede a ter todo o arquivo 100% digitalizado e a fazer uma transmissão em 3D”, relembra Marcelo de Carvalho, sócio e vice-presidente da emissora. Na opinião do executivo, é esse DNA de inovação que continuará sustentando a emissora pelos próximos anos.Sob essa crença, a RedeTV promoveu uma reforma em sua sede – localizada em Osasco, na região metropolitana de São Paulo – para ampliar e abrigar mais iniciativas de produção em âmbito multiplataforma. No primeiro semestre deste ano, a emissora começou a estruturar uma grade de programação paralela à TV, com programas transmitidos exclusivamente no Facebook e em seu canal oficial do YouTube. No ano passado, a RedeTV já havia demonstrado seu interesse pelas redes sociais ao realizar algumas edições dos debates das eleições municipais via Facebook, em parceria com a própria rede social e os veículos UOL e Veja.
“A RedeTV nunca viu o digital como um adversário, mas como um terreno de oportunidades para desenvolver novos produtos e serviços aos espectadores, agências e anunciantes. Temos tido um crescimento orgânico muito importante nas plataformas digitais e já nos enxergamos mais como uma plataforma ampla de comunicação do que como emissora de TV aberta”, reforça Dallevo. Seu sócio, Marcelo, concorda com o posicionamento e acredita que voltar as atenções – e os investimentos – para as plataformas digitais é a chave do sucesso para a manutenção do fôlego da rede para o futuro. “Como produtores de conteúdo, temos a independência de poder gerar programas para quaisquer canais e isso acaba sendo um trunfo do modelo brasileiro de TV. É obrigação nossa pensar nas formas como a nova geração consome vídeo e televisão. Estamos terminando a construção de uma unidade específica para a produção de conteúdo somente para o digital. Serão diversos estúdios e ilhas de edição voltadas essencialmente à produção de programas para YouTube, Facebook e nossos canais online”, comenta o vice-presidente. Atualmente, a emissora já exibe produções exclusivas para a web, como RedeTV Geek, Partiu RedeTV e RedeTV FC.
Os objetivos da emissora estão sendo estruturados na nova campanha “Dreams”, que a RedeTV criou para celebrar os 18 anos e que irão nortear os trabalhos de todas as áreas. “Dreams é uma sigla que agrega todos os nossos valores: desenvolvimento, respeito, engajamento, ambiente, mudança e superação. Começamos de dentro para fora a vivenciar esses conceitos e, agora, estaremos empenhados em dar continuidade a todos esses tópicos”, finaliza Marcelo.
RedeTV estrutura grade na web
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