Mudanças no YouTube vão além da monetização

Buscar

Mudanças no YouTube vão além da monetização

Buscar
Publicidade

Mídia

Mudanças no YouTube vão além da monetização

Veja as alterações recentes na plataforma e como tirar o máximo possível de proveito de cada uma das novas funcionalidades


30 de janeiro de 2018 - 14h34

 

Após críticas e pressões, a plataforma vem se esforçando para criar um ambiente saudável para as marcas

Nos último meses, o YouTube vem anunciando uma série de mudanças na plataforma com o objetivo de melhorar a navegabilidade e o ambiente para os usuários. Junto com os ajustes técnicos, a plataforma tem criado formas de proteger marcas e garantir um ambiente mais seguro após dezenas de casos de vídeos de conteúdo violento, alterando, inclusive, a remuneração dos criadores de conteúdo.

Mariana Cabral, especialista em Inbound Marketing e SEO na mLabs, ressalta a importância de mudanças na forma de monetização da ferramenta. “Essa medida é uma tentativa de otimizar as taxas de conversão dos anúncios, garantir o crescimento da base de anunciantes e impedir que os anúncios e vídeos publicitários sejam veiculados junto a conteúdos impróprios”, afirma Mariana.

“Além disso, as novas seções deixaram o Youtube semelhante a redes sociais como Facebook e Instagram, que já contam com ferramentas que possibilitam a inclusão de textos, imagens e enquetes. Isso mostra um grande salto para a rede, e abre novas formas de contato de marcas com usuários”, afirma Mariana. Ela indica algumas formas de fazer melhor proveito das novas funções da plataforma.

Reels: o Stories do Youtube
Moments ou reels é o nome dado ao “Stories do YouTube”. O modelo se assemelha ao que já é usado no Instagram e Facebook: a ferramenta fica em destaque no topo da página e permite a divulgação de vídeos de até 30 segundos. Diferente das outras redes, o tempo de permanência do “reels” pode ser determinado pelo usuário e o vídeo fica disponível apenas dentro da página do autor. Além de poder linkar para outros vídeos do YouTube, os usuários ganharam ferramentas para edição e inserção de áudios, clipes, filtros, adesivos, imagens e GIF’s.

Modo noturno
Outra novidade do YouTube, o modo noturno escurece o fundo da tela, reduz reflexos, ressalta as cores reais e melhora a visibilidade dos vídeos em ambientes escuros. A funcionalidade, que já estava disponível para desktop e no APP para Android, foi liberada para IOS também. Para acessar o tema noturno, o APP do YouTube precisa estar atualizado para, no mínimo, a versão 13.01.4. A novidade ainda não está disponível para 100% dos usuários.

Vídeos do YouTube dentro do WhatsApp
A novidade lançada em 17 de janeiro permite que os usuários do WhatsApp vejam vídeos do YouTube dentro da tela de conversa. O recurso, disponível para a versão 2.18.22 do APP IOS promete melhores taxas de retenção para os usuários do WhatsApp e, ao mesmo tempo, um aumento do alcance dos vídeos do YouTube. Para acionar o streaming dentro da conversa, basta que o usuário clique botão “play” do vídeo. A tela de exibição se abre na própria conversa e, se preferir, o usuário pode visualizar no modo tela cheia. A reprodução de canto de tela (recurso parecido ao do YouTube) permite que o usuário continue a conversa sem ter que pausar o vídeo.

Comunidade: novas ferramentas na timeline do Youtube
A seção, que promete envolver a comunidade de seguidores com influenciadores, artistas e ídolos, está sendo expandida. A versão beta lançada em 2016 está, agora, liberada para canais com mais de 10 mil inscritos. O Youtube Community permite que os usuários postem em formatos como textos, imagens e enquetes. Interações como comentários, curtidas e descurtidas também são possíveis. O conceito lembra bastante o já usado no Facebook, e abre possibilidades para anunciantes se aproximarem do público final.

Novas regras para produtores de conteúdo
O YouTube também está preocupado com sua principal fonte de renda: os anunciantes. E, para otimizar as taxas de conversão dos anúncios, garantir o crescimento da sua base de anunciantes e impedir que os anúncios e vídeos publicitários sejam veiculados junto à conteúdos impróprios, a plataforma lançou novos parâmetros para os canais que desejam fazer parte do Programa de Parcerias do YouTube. Além de terem, no mínimo, 1000 inscritos, esses canais precisarão de mais de 4 mil horas de visualização no último ano. A nova regra valerá também para os canais que já fazem parte do programa.

Novas possibilidades para anunciantes e mais interações
As mudanças geram dados importantes para que o algoritmo do YouTube otimize o acesso dos usuários aos conteúdos, que serão cada vez mais exclusivos e relevantes para cada tipo de perfil. Além de melhorar a experiência dos usuários da plataforma, a expansão das features e as novas regras para o programa de parceiros representará também novas possibilidades para os anunciantes, claro, um caminho mais eficiente de monetização.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Pesquisa realizada pela Teads ao lado da CNN Brasil revela critérios para a escolha de site de notícias, bem como sentimentos em relação a anúncios em veículos

  • Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Redação, estúdios, áreas operacionais e gestão da emissora funcionarão em prédio no Itaim Bibi, em São Paulo