Anatel atribui queda na TV paga aos serviços de streaming

Buscar

Anatel atribui queda na TV paga aos serviços de streaming

Buscar
Publicidade

Mídia

Anatel atribui queda na TV paga aos serviços de streaming

Segundo Agência, tais serviços vêm ganhando a preferência por oferecerem conteúdo a um custo menor


10 de julho de 2018 - 15h51

(Crédito: Reprodução)

Após mais de dois anos de quedas consecutivas na base de assinantes, o setor de TV por assinatura no Brasil voltou ao mesmo patamar de novembro de 2013, quando a indústria, então em ritmo de expansão, alcançava uma base de 17, 9 milhões de assinaturas.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o País encerrou o mês de maio de 2018 com aproximadamente 17,855 milhões de contratos de TV paga. O número mostra uma queda de 52,3 mil assinaturas em relação ao mês anterior (abril de 2018) e uma redução de 787.513 mil, considerando o intervalo de 12 meses (entre maio do ano passado e o mesmo mês deste ano).

No relatório mensal divulgado à imprensa, a Anatel relata um motivo para a redução. “O serviço de TV por assinatura vem apresentando queda, sendo um dos motivos para esse fato a mudança de perfil dos usuários, que estão optando por provedores de filmes e séries via streaming, que oferecem um custo menor aos usuários”, declarou a Anatel, em comunicado.

Entre os serviços citados pela Agência estão Netflix, HBO Go e Amazon, por exemplo, que oferecem um cardápio de filmes, séries e outros tipos de conteudo audiovisual mediante pagamento de assinatura mensal. Nos últimos anos, desde quando abase de assinantes começou a se reduzir, a Anatel e as demais operadoras de TV sempre declararam, publicamente, que a razão para o cancelamento das assinaturas era a crise financeira do País, apostando que, assim que os índices econômicos do Brasil sinalizassem recuperação, os numeros do setor voltariam a crescer.

Em relação ao desempenho das operadoras, o grupo formado por Net, Embratel e Claro continua lideando o setor, detendo 8,9 milhões de assinaturas (o que corresponde a 50% do total da base). A Sky fica na segunda posição, com 5,2 milhões de clientes (o equivalente a 29% do mercado. A terceira e quarta posições do setor são disputadas pela Oi e Telefônica – cada uma possui 1,5 milhões de clientes, o que corresponde a 8% da base total.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura