Mídia
Flix Media prepara nova métrica de cinema
Com apoio de entidades do setor, empresa trabalha em número para utilizar em planejamento de campanhas junto a big data
Com apoio de entidades do setor, empresa trabalha em número para utilizar em planejamento de campanhas junto a big data
Igor Ribeiro
7 de novembro de 2018 - 14h41
Em evento realizado em São Paulo nessa terça-feira, 6, a Flix Media anunciou que está desenvolvendo uma nova métrica de cinema, com o intuito de obter um perfil mais detalhado do público e, assim, direcionar campanhas. A empresa integra um grupo de trabalho onde também participam a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA, representada por Marco Frade, da LG); Grupo de Mídia SP (Boaventura Junior, da DPZ&T); e Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (com Sonia Leme, que coordena seu comitê técnico junto ao Conselho Executivo das Normas-Padrão, Cenp).
Não por acaso, é o mesmo grupo que coordenou a elaboração e implantação do Mapa OOH, sistema de métricas apresentado recentemente por empresas de out-of-home. “Com os dados reais, auditados pela ComScore, conseguimos saber o número de pessoas reais por sala, quantos ingressos, para quais filmes e em que período isso aconteceu”, afirmou Vinícius Sanfilippo, diretor de planejamento e mídia da Flix Media. A expectativa, porém, é calibrar essa informação segundo as demandas atuais de agências e anunciantes.
Flix Media lança aplicativo sobre cinema
“Estamos fazendo uma discussão bem profunda, de metodologia e ter um dado dinâmico, para de fato conseguir calcular o usuário único de cinema”, falou o executivo, sobre a expectativa de elaborar a nova métrica junto ao mercado. Por outro lado, o Alfred respondeu ao desafio de capturar dados qualificados, em escala e proprietários, antecipando-se às novas exigências da legislação nacional sobre o tema.
A Pontomobi desenvolveu o Alfred junto à Flix Media. O processo envolveu uma equipe multidisciplinar que estressou mais de 200 features em processos de ideação e design thinking, até chegar à estrutura básica da solução, que determinou o desenvolvimento tecnológico. Anunciado oficialmente em agosto, o aplicativo já contabilizou “mais de 860 mil interações, e tudo isso gera dados e conhecimento sobre comportamento e audiência”, disse Léo Xavier, CEO da Pontomobi, que também esteve no evento.
“Quando você cria um aplicativo, a comparação do consumidor não é com a concorrência direta, mas com aqueles que você usa no dia a dia, e a partir desses que a gente gera um senso crítico, verificando usabilidade, interface, tecnologia e também se é bacana, divertida, leve”, relatou Léo.
No evento, também realizaram paineis Paul Yanover, presidente da Fandango, multinacional de informações sobre filmes e venda de ingressos, dona da Ingresso.com; e Ed Catmull, presidente da Pixar e da Walt Disney Animation Studios, que falou sobre os processos de criação dentro das empresas em que trabalhou.
Compartilhe
Veja também
Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming
Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura
Globo amplia receita de publicidade e tem lucro de R$ 838,7 milhões em 2023
Balanço da Globo Comunicação e Participações revela receita total de R$ 15,13 bilhões ao longo do ano anterior